Topo

Eliminatórias Europeias

Espanha vacila e cede empate para Grécia na estreia das Eliminatórias

Espanha e Grécia se enfrentam pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do Qatar - Pablo Morano/BSR Agency/Getty Images
Espanha e Grécia se enfrentam pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do Qatar Imagem: Pablo Morano/BSR Agency/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/03/2021 18h37

Classificação e Jogos

A seleção da Espanha empatou com a Grécia em 1 a 1 hoje, no Estádio Nuevo Los Cármenes, na Espanha. Com um gol de Morata, a equipe comandada por Luis Enrique saiu à frente no placar, mas Bakasetas deixou tudo igual no jogo que marcou a estreia de ambas nas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2022.

Com o resultado, a Espanha divide a vice-liderança do Grupo B com a Grécia, ambas com um ponto. Na ponta da tabela está a Suécia, a única com três pontos. No quarto e quinto lugar estão Kosovo e Geórgia, respectivamente. Vale ressaltar que a seleção kosovar ainda não estreou na competição.

Primeiro tempo:

A partida começo com maior predominância da Espanha. Até os 20 minutos iniciais, a Fúria teve maior controle da bola e presença no ataque. Com um setor ofensivo bem trabalhado, os comandados de Luis Enrique tiveram chances com Koke e Morata, porém, pararam no goleiro Vlachodimos. Neste início, os espanhóis chegaram a acumular 75% da posse de bola.

O jogo continuou com os gregos em uma postura defensiva muito forte. Porém, aos 32 minutos Olmo arriscou um belo chute de fora da área e acertou o travessão. Instantes depois, aproveitando o momento positivo, Morata marcou para a Espanha. Após um belo passe de Koke, o atacante da Juventus não perdeu a oportunidade e abriu o placar.

Com o resultado positivo, a Espanha passou a administrar ainda mais o resultado e tentou ampliar com algumas oportunidades de Koke e Olmo. Porém, não foram o suficiente para aumentar a vantagem. Diante disso, o árbitro responsável pela partida terminou a primeira etapa sem acréscimos.

Segundo tempo:

Na etapa final, ambas as equipes mudaram. A Espanha trocou Sergio Ramos por Iñigo Martínez, enquanto a Grécia fez duas trocas. A primeira chance dos 45 finais veio dos pés de Morata, porém não teve tanto sucesso na finalização e a bola tocou a rede do lado de fora.

Com nove minutos de jogo, o zagueiro que substituiu Sergio Ramos cometeu uma penalidade e deu a chance para a Grécia deixar tudo igual no placar. O capitão Bakasetas não perdeu a chance e empatou a partida.

Depois disso, a Espanha saiu mais para o jogo, o que deixou a partida um pouco mais movimentada, afinal, os gregos criaram confiança com o gol marcado e também se expuseram um pouco mais tentando aproveitar o momento. A fim de reverter o cenário, Luis Enrique optou pelos jovens Pedri e Bryan Gil.

Dos 20 minutos em diante, a Espanha tomou conta do jogo, mas faltou efetividade para que as jogadas fossem concluídas com sucesso, muitas delas pararam no setor defensivo da equipe adversária. As mudanças continuaram por parte dos espanhóis, que optaram por Tiago Alcântara e Oyarzabal para tentar se infiltrar com mais facilidade na pequena área grega.

Por mais que a velocidade de Bryan Gil tivesse agitado um pouco a partida, ainda não foi o suficiente para que o placar fosse revertido, mesmo com os quatro minutos de acréscimos. Logo, a estreia de gregos e espanhóis nas eliminatórias terminou com um empate e um ponto para cada.

Próximos compromissos:

A Espanha volta aos gramados no próximo domingo, 28, quando enfrenta a Geórgia, às 14h (de Brasília). Depois disso, a Fúria volta aos gramados contra Kosovo na quarta-feira, 31, às 16h45 (de Brasília). Ambos os jogos são pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2022.

Já os gregos terão um amistoso contra a seleção de Honduras no próximo domingo, 28, às 11h (de Brasília). Depois disso, o compromisso será pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 contra a Geórgia, na quarta-feira, 31, às 15h45 (de Brasília).

Errata: este conteúdo foi atualizado
No campo 'próximos compromissos' os jogos da Grécia estavam errados. A informação foi corrigida.