Topo

Jornal: Burocracia impede Gabriel Paulista de defender seleção espanhola

Gabriel Paulista, do Valencia, tem passaporte espanhol e tentar ser elegível para defender a seleção do país - Juanjo Martín/Efe
Gabriel Paulista, do Valencia, tem passaporte espanhol e tentar ser elegível para defender a seleção do país Imagem: Juanjo Martín/Efe

Do UOL, em São Paulo

14/03/2021 11h13

Atuando no Valencia desde 2017, o zagueiro Gabriel Paulista enfrenta dificuldade em seu plano de vestir a camisa da seleção da Espanha, segundo o jornal "Marca". O jogador, nascido em São Paulo, já tem passaporte espanhol, mas esbarra em uma questão burocrática: o tempo de permanência no país.

De acordo com o periódico, a Fifa exige que um jogador de outra nacionalidade tenha residência por, no mínimo, cinco anos no país que deseja defender. Vale destacar que a entidade retirou o trecho "ininterruptos" do artigo que fala sobre a permanência no país.

Com isso, o estafe de Gabriel Paulista entende que o zagueiro se enquadraria nos critérios para defender a seleção espanhola, pois além dos anos em que atua pelo Valencia, o jogador teve uma passagem pelo Villareal entre agosto de 2013 e junho de 2015.

O problema é que para ser contabilizado um ano, a Fifa exige que o atleta tenha permanecido 183 dias no país. Por esse critério, seriam desconsiderados os anos de 2013 e 2017, nos quais o jogador ficou menos de 183 dias na Espanha.

O estafe do jogador tenta reverter o entendimento da Fifa para que Gabriel Paulista possa ser elegível para a seleção espanhola ainda em 2021.