PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Como Portugal foi da repescagem a cabeça de chave na Copa do Qatar

Portugal se classificou para a Copa do Mundo após vitória sobre a Macedônia do Norte pelas Eliminatórias Europeias - REUTERS/Pedro Nunes
Portugal se classificou para a Copa do Mundo após vitória sobre a Macedônia do Norte pelas Eliminatórias Europeias Imagem: REUTERS/Pedro Nunes

Do UOL, em São Paulo

31/03/2022 04h00

Classificação e Jogos

Portugal sofreu para garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2022, mesmo assim, será uma das cabeças de chave no sorteio da fase de grupos do Mundial, marcado para amanhã (1º), no Qatar.

Apesar da campanha irregular no decorrer das Eliminatórias Europeias, a seleção de Cristiano Ronaldo assegurou uma vaga no Pote 1 do sorteio —que também conta com o Brasil— devido à não classificação da Itália.

Sexta colocada no último ranking da Fifa, divulgado em fevereiro, a Itália abriu uma vaga no Pote 1 ao perder para a Macedônia do Norte por 1 a 0 na primeira rodada da repescagem europeia.

CR7 - Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images - Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images
Imagem: Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images

A herdeira foi a seleção portuguesa, que manterá a oitava colocação na atualização do ranking da entidade máxima do futebol, que será divulgada hoje (31). Além da seleção lusitana, estarão no Pote 1: Qatar (país-sede), Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra e Espanha.

Desta forma, Portugal abrirá um dos grupos da Copa após ser a segunda colocada do Grupo A das Eliminatórias Europeias, com 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e uma derrota), e vitórias sobre Turquia e Macedônia do Norte na repescagem.

Futebol