PUBLICIDADE
Topo

Série B - 2020

Cuiabá quase lá e Paraná por 'milagre'. O que ainda está em jogo na Série B

Cuiabá está com um pé na Série A; basta conseguir mais um ponto para não depender dos outros - Divulgação/AssCom Dourado
Cuiabá está com um pé na Série A; basta conseguir mais um ponto para não depender dos outros Imagem: Divulgação/AssCom Dourado

Do UOL, em Santos (SP)

22/01/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Série B tem apenas mais duas rodadas pela frente e acesso e descenso em jogo
  • Sete equipes ainda brigam pelas duas vagas que ainda restam para a Série A...
  • ... enquanto outras quatro lutam para evitar o rebaixamento e seguir na Série B
  • Cuiabá está a apenas um empate da elite, e Paraná precisa de milagre pra não cair
Classificação e Jogos

A 37ª e penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro começa na tarde de hoje (22) com promessa de muito drama e emoção aos times que ainda brigam por acesso ou rebaixamento. Com América-MG e Chapecoense já garantidos na Série A de 2021, restam mais duas vagas para a elite, sendo que o Cuiabá está 'praticamente lá'. Já na parte de baixo da tabela, os paulistas Oeste e Botafogo já caíram, deixando duas vagas em aberto para o descenso — uma delas com o Paraná bem perto.

A rodada tem início às 16h (de Brasília), com o jogo entre um postulante ao acesso, o Juventude, e um candidato ao rebaixamento, o Figueirense, no Alfredo Jaconi. Mais tarde, às 19h15, o quatro colocado CSA recebe o Brasil de Pelotas, no estádio Rei Pelé. Já, às 21h30, o terceiro colocado Cuiabá tem pela frente o Sampaio Corrêa.

No total, são sete times ainda lutando por duas vagas para o acesso, enquanto quatro equipes jogam para não cair à Série C. Veja o que ainda está em jogo nessas últimas rodadas:

Quem briga pelo acesso

3º Cuiabá (61 pontos)
Precisa de apenas um ponto para confirmar a vaga à elite do Brasileirão - ou de qualquer tropeço de CSA (4º) e Juventude (5º). Joga contra Sampaio Corrêa (casa) e CRB (fora).

4º CSA (56 pontos)
Depende só de suas forças para ir à elite. Com duas vitórias, retorna à Série A. Joga contra Brasil de Pelotas (casa) e Náutico (fora).

5º Juventude (55 pontos)
Precisa fazer a sua parte e contar com algum tropeço do CSA. Ainda encara Figueirense (casa) e Guarani (fora).

6º Avaí (52 pontos)
Precisa vencer seus dois jogos e torcer para CSA e Juventude não vencerem mais, uma vez que tem um péssimo saldo de gols em relação aos rivais. Enfrenta Guarani (casa) e América-MG (fora).

7º Sampaio Corrêa (51 pontos)
Precisa de um milagre para subir. Tem de vencer seus dois jogos e ainda torcer por uma combinação de resultados dos adversários a sua frente. Joga contra Cuiabá (fora) e Oeste (casa).

8º Ponte Preta (51 pontos)
Situação semelhante à do Sampaio Corrêa, mas ainda mais difícil, pois tem uma vitória a menos que o time maranhense. Enfrenta CRB (casa) e Figueirense (fora).

9º Operário (51 pontos)
Precisa de um milagre até maior que o do Sampaio Corrêa e da Ponte Preta, já que tem ainda menos vitórias que o rivais. Enfrenta Chapecoense (casa) e Botafogo-SP (fora).

Quem ainda luta para não cair

15º Náutico (42 pontos)
Precisa de uma vitória e um empate para não depender de outros resultados. Joga contra Cruzeiro (fora) e CSA (casa).

16º Vitória (42 pontos)
Assim como o Náutico, precisa de um triunfo e um empate para não ficar de olho nos resultados do Figueirense. Enfrenta Botafogo (casa) e Brasil de Pelotas (fora).

17º Figueirense (39 pontos)
De preferência, precisa vencer as duas partidas e torcer por tropeços de Náutico ou Vitória.

18. Paraná (36 pontos)
Precisa de um milagre para seguir na Série B. Tem de vencer os dois jogos e torcer para Náutico e Vitória não somarem um ponto sequer -- além de precisar de tropeços do Figueirense. Joga contra Oeste (fora) e Cruzeiro (casa).