Topo

Botafogo

Após pandemia, Botafogo tentará craque mundial e pode voltar a buscar Touré

Yaya Touré discursa em evento de seu clube no futebol chinês, o Qingdao Huanghai - Visual China Group/Getty Images
Yaya Touré discursa em evento de seu clube no futebol chinês, o Qingdao Huanghai Imagem: Visual China Group/Getty Images

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

04/04/2020 04h00

Apesar da paralisação do calendário do futebol nacional e mundial por conta do coronavírus, o Botafogo continua atento às oportunidades de mercado e tem em pauta a tentativa de contratar um 'craque mundial'. E tal jogador pode até mesmo ser Yaya Touré, que teve tratativas recentes com o Glorioso, mas o negócio não foi concretizado.

No último dia 12, pouco antes da suspensão das atividades esportivas devido à pandemia da Covid-19, Ricardo Rotenberg, vice-presidente comercial e marketing e membro do comitê de futebol do Alvinegro, garantiu que as negociações com o Yaya Touré estavam encerradas. À época, o dirigente apontou que o marfinense "não conseguiu se definir".

No decorrer da última semana, o nigeriano John Obi Mikel, de 32 anos, foi oferecido e o nome agradou à diretoria, que iniciou conversas. Porém, qualquer definição em relação a tal situação só poderá acontecer após a retomada do calendário.

John Obi Mikel agradece apoio da torcida após vitória da Nigéria sobre a Islândia por 2 a 0 - Xinhua/Lui Siu Wai - Xinhua/Lui Siu Wai
John Obi Mikel foi oferecido ao Botafogo e nome agradou diretoria alvinegra
Imagem: Xinhua/Lui Siu Wai

A questão é que, em contato recente, Yayá sinalizou que, passado este período em que a atenção está voltada à luta contra o coronavírus, há a chance de a posição em relação ao convite do Botafogo ser revista.

Assim, enquanto a bola não rola, a cúpula alvinegra se movimenta nos bastidores, dentro do possível, para ter uma nova contratação de impacto nesta temporada.

No fim de janeiro, o clube anunciou o japonês Honda, acerto que teve reflexos quase imediatos em diversos aspectos. Além da atenção da imprensa internacional, houve um aumento na adesão ao programa de sócio-torcedor. Neste cenário, há a intenção de repetir tal fluxo.

Em meio a tudo isso, há ainda a caminhada para transformar o departamento de futebol em S/A, mudança já aprovada em Conselho.

Botafogo