Topo

Conversa de Fla e Jesus fica em 'segundo plano', mas expectativa é mantida

Jorge Jesus e Flamengo conversam renovação de contrato. Exame de coronavírus do treinador, porém, apontou "positivo fraco" - Thiago Ribeiro/Agif
Jorge Jesus e Flamengo conversam renovação de contrato. Exame de coronavírus do treinador, porém, apontou 'positivo fraco' Imagem: Thiago Ribeiro/Agif

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

17/03/2020 04h00

O "positivo fraco" no exame de coronavírus do técnico Jorge Jesus fez com que, em um primeiro momento, as conversas visando uma renovação de contrato com o Flamengo ficassem em um segundo plano. Porém, há a expectativa de que o surto mundial de Covid-19 não tenha reflexos diretos nas tratativas, que já estão acontecendo há alguns dias.

O treinador e o Rubro-Negro aguardam o resultado da contraprova. Enquanto isso, Jesus, que não apresenta sintomas da doença, já cumpre as indicações médicas para os pacientes que testam positivo e está em isolamento.

Tal fato impede que, ao menos nos próximos dias, o técnico tenha reuniões tanto com seus representantes quanto com integrantes da cúpula do Flamengo. E, no decorrer das negociações, ele tem demonstrado gostar de participar pessoalmente de algumas decisões.

Havia a expetativa de que pessoas que cuidam da carreira de Jesus, após as conversas iniciais, voltassem ao Brasil nesta semana. Porém, vale lembrar que, por conta do coronavírus, diversos limites para viagens entre países passam por condições extraordinárias. Ainda assim, não se espera que a "programação inicial" tenha alterações drásticas.

Jorge Jesus tem contrato até maio. Na última semana, Marcos Braz, vice-presidente de Futebol do Flamengo, apontou tranquilidade em relação à negociação, mas admitiu que uma não continuidade do trabalho preocupa.

"Ainda bem que só a parte financeira [é entrave]. Isso mostra que ele está satisfeito com a parte do elenco, com a diretoria... Só está faltando a parte financeira. Isso, na hora certa, vamos conseguir dirimir. Acho que não vai ter muito problema. Agora, me preocupa? É evidente que me preocupa, mas ainda está dentro de um tempo aceitável para a gente resolver isso. São três meses ainda pela frente", disse, após triunfo sobre o Barcelona de Guayaquil, do Equador, pela Libertadores.

Jesus testou positivo para coronavírus em exame realizado na última sexta-feira (13), depois de ter ficado comprovado que Mauricio Gomes de Mattos, vice-presidente de Consulados e Embaixadas, está com Covid-19. Ele teve contato com o elenco na Colômbia, onde o Fla encarou o Junior Barranquilla, na estreia na Libertadores, e no voo de volta ao Brasil.

Por conta do surto de contágio de coronavírus, Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e clubes decidiram, em reunião na manhã de ontem (16), que o Campeonato Carioca ficará suspenso por 15 dias.