PUBLICIDADE
Topo

Flamengo

Teste de Jesus para coronavírus dá 'positivo fraco'; contraprova será feita

Jorge Jesus comandouo Flamengo diante a Portuguesa-RJ, no último sábado - Thiago Ribeiro/AGIF
Jorge Jesus comandouo Flamengo diante a Portuguesa-RJ, no último sábado Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/03/2020 17h32

O Flamengo informou, na tarde de hoje (16), que o técnico Jorge Jesus, 65, realizou teste para o novo coronavírus, e o resultado foi "um positivo fraco ou inconclusivo", segundo divulgou o clube, que já pediu a contraprova. Jogadores, comissão técnica e funcionários do departamento de futebol do Fla fizeram exames na semana passada. Os exames foram pedidos depois do contato com Maurício Gomes de Mattos, vice-presidente de Consulados e Embaixadas, que testou positivo para o vírus e que esteve com o grupo na Colômbia, onde o time jogou contra o Junior Barranquilla, pela estreia na Libertadores.

Ainda segundo a nota divulgada pelo Rubro-Negro, "atletas, integrantes do departamento de futebol e comissão técnica testaram negativo para o Covid-19".

No último sábado, o Flamengo encarou a Portuguesa, pelo Campeonato Carioca, em partida com os portões fechados. Após o duelo, Jesus se mostrou incomodado com o fato de o confronto ter sido realizado, ressaltando, inclusive, o caso de um amigo próximo em Portugal - a morte foi confirmada hoje.

"Isso do coronavirus, o teste na equipe, as preocupações que a gente pode ter, a nossa família, isso está sendo um problema muito grande dentro da estrutura da família. Sou português sei o que está passando em Portugal, eu perdi um amigo", afirmou, claramente emocionado, ao canal oficial do Flamengo.

Dois dias antes, Jesus esteve no ginásio do Maracanãzinho para acompanhar a partida de basquete entre o Flamengo e Instituto Córdoba, pela Champions League América, antiga Liga das Américas. Nesta segunda, a equipe argentina anunciou que sua delegação entrou em quarentena, em razão da classificação do Brasil na lista de países de risco no combate ao coronavírus.

Aos 65 anos, o treinador português está numa faixa etária cuja taxa de mortalidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem sido de 3,6% para casos confirmados com o novo coronavírus.

Após reunião realizada hoje, entre Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e clubes, ficou decidido que o Carioca será paralisado por 15 dias. Durante a tarde, o Flamengo divulgou que os treinos do elenco profissional e da base estão suspensos até a próxima segunda-feira.

Vice-presidente de Futebol do Rubro-Negro, Marcos Braz transmitiu força ao técnico Jorge Jesus por meio de uma mensagem em rede social. Assim como o artilheiro Gabigol.

Veja a nota do Flamengo na íntegra:

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que os testes para detectar a presença do Covid-19 em atletas, comissão técnica e funcionários do departamento de futebol foram concluídos na tarde desta segunda-feira (16). O clube informa que o treinador Jorge Jesus realizou um primeiro teste para o Covid-19 e o resultado foi um positivo fraco ou inconclusivo. A contraprova do resultado está sendo realizada.

O Mister está sob os cuidados do departamento médico do Flamengo e apresenta quadro estável de saúde. A diretoria reitera o compromisso durante a pandemia do Coronavírus e anunciou a suspensão dos treinos da equipe profissional e das categorias de base ao menos por uma semana.

Atletas, integrantes do departamento de futebol e comissão técnica testaram negativo para o Covid-19. Vale ressaltar que o departamento de futebol seguirá as orientações do Ministério da Saúde durante a pandemia do Coronavírus"

Flamengo