Topo

Está faltando um pouco de bola aos grandes paulistas, diz Caio Ribeiro

Caio Ribeiro durante o Globo Esporte - Reprodução/Globo
Caio Ribeiro durante o Globo Esporte Imagem: Reprodução/Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/03/2020 14h44

Para Caio Ribeiro, está 'faltando bola' aos grandes do Campeonato Paulista. Resumindo a nona rodada do Estadual durante o Globo Esporte SP de hoje, o comentarista criticou o futebol apresentado pelos paulistas e alertou o Corinthians, atual tricampeão da competição e lanterna do Grupo D.

No fim de semana, Palmeiras e Corinthians ficaram no 1 a 1 com Ferroviária e Novorizontino, respectivamente. Já o Tricolor foi superado, por 1 a 0, pelo Botafogo-SP. A exceção foi o Santos, que venceu o Mirassol por 3 a 1 em casa.

"Eu acho que está faltando um pouco de bola para os grandes, e acho que tem a ver com o foco na Libertadores. O São Paulo poupou seu time principal, o Palmeiras também entrou com um time alternativo. O Santos fez a lição de casa, e o Corinthians é o que mais preocupa em termos de classificação", disse Ribeiro.

Culpa dos meninos?

Único a perder no fim de semana, São Paulo, para Caio, deixou a desejar. Apesar de aprovar a atitude do técnico Fernando Diniz após a partida, o comentarista cobrou o Tricolor, que, por conta do jogo contra a LDU (EQU), na quarta-feira (11), às 21h30, poupou quase todos os jogadores.

"O Diniz foi perfeito. É hora de blindar o elenco, de proteger a molecada. É isso que um técnico tem que fazer, mas nós, comentaristas, não. O que os meninos mostraram ontem deixou muito a desejar", opinou Ribeiro.

Em entrevista pós-jogo, Diniz saiu em defesa da garotada e culpou o calor excessivo e a falta de ritmo pela apatia tricolor fora de casa. Apenas o goleiro Tiago Volpi não foi poupado no jogo de ontem.

Tiago Nunes fica?

Lanterna do Grupo D e sem vencer no Paulista há cinco jogos, o Corinthians, segundo Caio Ribeiro, deve manter Tiago Nunes mesmo se o time não chegar as quartas de final do Estadual. Comparando a eliminação na fase preliminar da Libertadores à uma possível queda no Paulistão, o comentarista defendeu a permanência do treinador.

"Ameaçado, estará (caso não classifique), mas acho que ele tem que permanecer. Quando você traz um treinador para mudar uma cultura, um jeito de jogar, demanda um pouco de tempo. Não classificar, para mim, é mais grave do que ter perdido na primeira fase da Libertadores, porque, na Libertadores, talvez você possa alegar falta de tempo de trabalho. No Paulista, não", avaliou o ex-jogador.

Com a semana livre, o time de Parque São Jorge volta a campo no domingo (15), às 16h, para encarar o Ituano.

'Falta um grande jogo ao Palmeiras'

Jogando com 'time alternativo' contra a Ferroviária, o Palmeiras perdeu a chance de assumir a primeira colocação de seu grupo no Paulista. No entanto, para Caio Ribeiro, o que falta ao alviverde não é resultado, mas um 'grande jogo'.

"O time alternativo do Palmeiras é melhor que 80% do Campeonato Paulista, então, você pode cobrar um pouquinho mais. Os resultados do Palmeiras são ótimos tanto no Paulista quanto na Libertadores. Está faltando um grande jogo. Está faltando aquele jogo grande, uma resposta que você fale: 'Olha, esse Palmeiras vai!'. Mas eu acredito que ainda dá tempo", opinou.

O time de Vanderlei Luxemburgo tenta sua segunda vitória na Libertadores nesta terça-feira, às 21h30, contra o Guarani, do Paraguai. A partida será no Allianz Parque.

Santos evoluiu?

Único a vencer no fim de semana, o Santos, para Caio Ribeiro, melhorou. Líder do Grupo A com 15 pontos, o Peixe, segundo o comentarista, não terá dificuldades para se classificar para as quartas de final da competição.

"O futebol também melhorou. Para mim, se pegar todas as chaves, o Santos é quem tem a situação mais tranquila. Não tem adversário na chave. Acho que vai passar para as quartas de final com tranquilidade", afirmou.

Pela Libertadores, o Santos recebe o Delfín (EQU) nesta terça-feira, às 19h15, pela segunda rodada da fase de grupos.