Topo

Corinthians 'banca' Tiago Nunes e promete cobrança forte aos jogadores

Elenco do Corinthians será cobrado por diretoria por conta de "zona de conforto" e exagero em erros técnicos - Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Elenco do Corinthians será cobrado por diretoria por conta de "zona de conforto" e exagero em erros técnicos Imagem: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/03/2020 04h00

O jejum de cinco jogos sem vitórias do Corinthians no Campeonato Paulista 2020 não causa ruptura no trabalho do técnico Tiago Nunes. Apesar de reconhecer alguns erros do treinador, principalmente nas alterações realizadas no time no empate contra o Novorizontino, a cúpula alvinegra decidiu mirar a cobrança para outro lado no momento: o elenco.

Segundo apurou o UOL Esporte, a diretoria do Corinthians promete cobrar forte os jogadores nesta semana. Na visão deles, há muitos atletas do elenco que estão na "zona de conforto" e, inclusive, com erros técnicos exagerados durante os jogos.

Os dirigentes devem se reunir com o departamento de futebol para cobrar veemente os jogadores.

Contra o Novorizontino, segundo estatísticas do Footstats, o Corinthians finalizou 11 vezes, mas somente duas certas, aproveitamento de 18%, além de abusar de cruzamentos errados na área do adversário. Foram 26 tentativas e apenas seis acertos, aproveitamento de 23%.

Se não bastasse, o Corinthians é quarto time que mais perde bolas no Campeonato Paulista: 301 (média de 33,4 por jogo), só ficando na frente de Guarani, Oeste e Ferroviária. É o pior dos 'grandes paulistas' no quesito. O trio de rivais perde bem menos bola: Santos (32,7 por jogo), Palmeiras (26,1) e São Paulo (25,4)

No caso de Tiago Nunes, apesar de não balançar no cargo, vale ressaltar que o treinador pela primeira vez mostrou que pode ceder em relação a sua convicção sobre o "jogo vertical" e ofensivo por conta da pressão por resultados. Contra o Novorizontino, o treinador optou por um time mais marcador com as entradas de Gabriel e Carlos Augusto nas vagas de Camacho e Lucas Piton, respectivamente.

Além disso, o treinador colocou Éderson e Araos, atletas de meio-campo, inclusive, que atuam como volantes, quando o time precisava evoluir ofensivamente para buscar a vitória na segunda etapa. Além deles, o treinador corrigiu o erro da escalação inicial e colocou Piton na vaga de Carlos na lateral.

Sem Camacho e Piton, o Corinthians voltou a pender para o lado direito. Sem qualidade na saída de bola com os zagueiros Pedro Henrique, Gil, e o volante Gabriel e o lateral Carlos Augusto, a única saída voltou a ser Fagner, como acontecia em 2019, sob o comando de Fábio Carille.

O Corinthians terá mais uma semana livre antes de voltar a campo. O Alvinegro só volta a jogar no próximo domingo (15), quando enfrenta o Ituano na Arena Corinthians, às 16h (de Brasília), pela décima rodada do Campeonato Paulista.