Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

City de Guardiola busca taça para ser maior time da história da Inglaterra

O Manchester City da "era Guardiola" está a uma vitória de poder reivindicar o posto de melhor time da história do futebol da Inglaterra.

Se derrotarem o West Ham, amanhã, no Etihad Stadium, os Citizens serão a primeira equipe a conseguir emendar quatro títulos consecutivos do Campeonato Inglês, a liga nacional mais antiga do planeta.

Antes da geração de Kevin de Bruyne, Ederson, Phil Foden e Kyle Walker, somente outros quatro times se sagraram tricampeões ingleses de fato ao longo dos 125 anos de disputa da competição: Huddersfield Town (1924, 1925 e 1926), Arsenal (1933, 1934 e 1935), Liverpool (1982, 1983 e 1984) e Manchester United (1999, 2000 e 2001).

E, agora, o City depende apenas das suas próprias forças para ser o primeiro clube a romper essa marca histórica.

'Era Guardiola'

No comando do City desde 2016, Pep Guardiola transformou seu time em uma força quase imbatível nos campeonatos de pontos corridos.

Com o catalão no banco de reservas, a equipe do uniforme azul celeste ganhou nada menos que cinco das sete edições de Premier League que disputou -também foi campeão em 2018 e 2019.

O City só não foi campeão com Guardiola na primeira temporada da parceria (ficou atrás do campeão Chelsea e do Tottenham) e em 2020, quando foi superado pelo Liverpool e terminou como vice.

O favorito ao título desta temporada é também o recordista de pontos (100) e também o dono do melhor ataque (106) de uma única edição do Inglês. As duas marcas foram estabelecidas na campanha vitoriosa de 2018, o primeiro título conquistado sob ordens do catalão.

Continua após a publicidade

Ameaça a Ferguson

O feito que o City de Guardiola pode obter neste fim de semana é algo que nem mesmo Alex Ferguson conseguiu ao longo dos 27 anos em que ficou à frente do Manchester United.

O trabalho do escocês em Old Trafford costuma ser tratado como o auge do sucesso de algum clube na Inglaterra. Afinal, foram 36 títulos conquistados pelo Red Devils durante a longa passagem do treinador, iniciada em 1986 e encerrada em 2013.

Mas, apesar de manter o United no escalão mais alto por quase três décadas, Ferguson jamais atingiu o mesmo nível de dominância do City atual.

Em 2002, quando teria a oportunidade de ser o primeiro time a emendar quatro títulos consecutivos, a equipe vermelha de Manchester fez uma temporada decepcionante e terminou a Premier League na terceira posição, com dez pontos a menos que o campeão Arsenal.

Disputa ponto a ponto

Depois de travar uma disputa ponto a ponto com o Arsenal durante boa parte da temporada, o City assumiu a liderança do Inglês na última terça-feira e, com isso, entrou na última rodada com a vantagem de depender só das duas forças.

Continua após a publicidade

Com dois pontos a mais que os Gunners (88 a 86), os comandados de Guardiola serão campeões e quebrarão o recorde histórico com uma vitória simples sobre o West Ham.

Caso empatem ou percam em casa, terão de torcer para o Arsenal ser incapaz de derrotar o Everton, também atuando como mandante, para não deixarem o troféu escapar de suas mãos e ir para Londres.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes