Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Inter, Arsenal, Juventus: relembre o último campeão invicto de cada país

O Bayer Leverkusen está a 90 minutos de fazer história... mais uma vez.

Campeão alemão pela primeira vez em 119 anos de existência, o time dirigido por Xabi Alonso irá conquistar a Bundesliga de forma invicta se não for derrotado pelo Augsburg, amanhã, em casa.

Se obtiver a 28ª vitória ou o sétimo empate da campanha, o Leverkusen se transformará no sétimo vencedor da primeira divisão germânica sem perder nenhum jogo, o primeiro da fase moderna da competição.

A última vez que a Alemanha teve um campeão invicto foi na temporada 1942/43. Na ocasião, o Dresdner passou por 23 partidas sem ser derrotado, 18 delas foram válidas por um torneio regional que valia como fase classificatória e as cinco restantes em um mata-mata que reunia os melhores times do país.

E quais são os campeões invictos mais recentes das outras principais ligas nacionais do planeta? O "Blog do Rafael Reis" relembra esses times que entraram para a história por não terem sentido o sabor amargo das derrotas.

INGLATERRA: Arsenal (2003/24). Curiosamente, esse foi o último título nacional conquistado pelos Gunners, que disputam o troféu da Premier League nesta temporada com o Manchester City. O time que acumulou 26 vitórias e 12 empates tinha como principal destaque o atacante francês Thierry Henry, autor de 30 gols na campanha e artilheiro do campeonato.

ESPANHA: Real Madrid (1931/32). O clube mais poderoso da história do futebol já foi campeão invicto, mas já faz quase um século. O Real Madrid que ganhou o Espanhol sem perder nenhum jogo foi a campo apenas 18 vezes e teve quase o mesmo número de vitórias (dez) e empates (oito).

ITÁLIA: Juventus (2011/12). Após ser rebaixada à segunda divisão por participar de um esquema de corrupção de árbitros, a Velha Senhora voltou ao rol das campeãs italianas de forma incontestável. O primeiro título nacional depois da punição foi conquistado com 23 vitórias, 15 empates e uma defesa das mais difíceis de serem vazadas (sofreu só 20 gols em 38 rodadas).

BRASIL: Internacional (1979). Na década de 1970, o Internacional conquistou todos os seus três títulos brasileiros. E o terceiro deles foi o mais especial. Paulo Roberto Falcão, Mauro Galvão e Mário Sérgio lideraram o time em uma campanha perfeita de 23 partidas, encerrada com duas vitórias sobre o Vasco na final (2 a 0, no Maracanã, e 2 a 1, no Beira-Rio).

Continua após a publicidade

PORTUGAL: Porto (2012/13). Pelo menos até amanhã, é o campeão invicto mais recente dos principais campeonatos nacionais da Europa. O curioso é que, apesar de não ter sofrido derrotas na campanha (24 vitórias e seis empates), o time dirigido por Vitor Pereira e que contava com Hulk, Danilo e Alex Sandro terminou o Português com somente um ponto a mais que o vice-campeão Benfica.

HOLANDA: Ajax (1994/95). A equipe que apresentou ao mundo astros do porte de Clarence Seedorf, Patrick Kluivert e Edgard Davids sofreu só uma derrota em 49 partidas disputadas em todas as competições da temporada: para o Feyenoord, na prorrogação das quartas de final da Copa da Holanda. Além do Holandês, esse Ajax também venceu a Liga dos Campeões da Europa de forma invicta.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes