Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Ameaça a Vini Jr.? Espanha fará lobby enorme por Bola de Ouro para Yamal

A derrota da Inglaterra e de Jude Bellingham na decisão da Eurocopa-2024 ainda não é uma garantia de que Vinícius Júnior será eleito o melhor jogador do planeta nesta temporada.

O brasileiro, tratado como favorito desde que conduziu o Real Madrid ao título da Liga dos Campeões, verá nos próximos dias uma forte pressão da campeã Espanha para que a Bola de Ouro seja dada a Lamine Yamal.

A campanha pela consagração do adolescente de 17 anos recém-completos já começou antes mesmo do capítulo final da Euro.

A cobertura pré-decisão continental dos dois principais jornais esportivos de Barcelona, "Sport" e "Mundo Deportivo", já foi cheia de textos opinativos e mesmo informativos tratando da possibilidade do camisa 19 ganhar o prêmio de melhor do mundo.

Agora, após a vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra e a conquista do seu quarto título de Euro da Espanha, a pressão não deve mais ficar à restrita à cidade onde Yamal joga e tem tudo para espalhar pelo resto do país.

A Euro de Yamal

O ponta direita espanhol foi o jogador que mais distribuiu passes para gols na competição continental.

Foram quatro assistências distribuídas por Yamal ao longo da vitoriosa campanha, sendo que a última deu origem à finalização de Nico Williams que abriu o placar na final deste domingo, logo no início do segundo tempo.

O atacante do Barcelona também balançou as redes uma vez no torneio -anotou um golaço na vitória por 2 a 1 sobre a França, que valeu vaga na decisão.

Continua após a publicidade

E o resto da temporada?

A temporada encerrada com título da Euro foi a primeira completa como profissional da carreira de Yamal. O garoto estreou no futebol dos adultos em abril do ano passado, aos 15 anos, nove meses e 16 dias.

Em 2023/24, o atacante se firmou como titular do Barcelona. Também anotou sete gols e deu dez assistências.

Os números são ótimos para um garoto em início de carreira. Mas, antes da Euro, não eram suficiente para credenciá-lo à Bola de Ouro, o que só aconteceu por conta do futebol demonstrado com a camisa da seleção.

Mesmo que não consiga derrotar Vini Jr. na disputa pelo melhor do mundo, o atacante tem tudo para faturar no mínimo os troféus de melhor jovem da temporada.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.