Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 sul-americanos veteranos para seu time buscar na Europa ainda neste ano

Arturo Vidal pode deixar a Europa para realizar sonho de defender o Flamengo - DeFodi Images via Getty Images
Arturo Vidal pode deixar a Europa para realizar sonho de defender o Flamengo Imagem: DeFodi Images via Getty Images

01/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os clubes brasileiros não têm condições econômicas de contratar os melhores jogadores sul-americanos disponíveis no Mercado da Bola enquanto eles estão vivendo seus auges físicos e técnicos.

Durante os melhores anos de suas carreiras, os maiores astros argentinos, uruguaios e colombianos jogam em clubes do primeiro escalão da Europa, aqueles que disputam as ligas mais ricas do planeta e que até dão as caras na Champions.

Mas, quando a idade começa a pesar para essas estrelas, o Brasil pode ser uma opção bem interessante. Afinal, para quem é realmente acima da média, aqui é possível se destacar mesmo não estando mais no topo de sua performance pessoal.

Pensando nisso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete opções de jogadores sul-americanos já veteranos que ainda estão na Europa, mas poderiam tranquilamente ser resgatados em breve por algum clube do país pentacampeão mundial de futebol.

ARTURO VIDAL
Meia
34 anos
Chileno
Inter de Milão (ITA)

Não é de hoje que um dos líderes da geração chilena que tanto fez sucesso no futebol internacional na década passada fala que gostaria de jogar no Flamengo. O interesse de Vidal pelo clube mais popular do Brasil é conhecido há tempos e constantemente reproduzido pelo meio-campista. E agora talvez seja o timing perfeito para essa transferência. Depois de passagens expressivas por Bayern de Munique e Barcelona, o chileno está no último semestre de contrato com a Inter de Milão, que não parece disposta a lhe oferecer uma proposta convincente de renovação. Na semana passada, o diretor-executivo do Fla, Bruno Spindel, chegou a negar que já esteja em negociações com Vidal. Por outro lado, admitiu que essa é uma possibilidade real para um futuro próximo.

LUIS SUÁREZ
Atacante
35 anos
Uruguaio
Atlético de Madri (ESP)

É até difícil de imaginar um atacante do porte de Luisito defendendo as cores de um clube brasileiro. O cara conseguiu ser artilheiro do Campeonato Espanhol em plena "era Cristiano Ronaldo e Messi" e até conseguiu uma Chuteira de Ouro por ter sido o goleador máximo da Europa em uma temporada. Mas o tempo passa para todo mundo, até mesmo para o astro uruguaio. Relegado à reserva do Atlético de Madri, Suárez não terá o contato renovado pelo clube de Diego Simeone e terá de buscar uma nova casa para o segundo semestre. Algumas equipes da Turquia já se ofereceram para recebê-lo. Só que o Corinthians e o Botafogo também estão bem afim de entrar nessa briga.

EDINSON CAVANI
Atacante
35 anos
Uruguaio
Manchester United (ING)

O eterno companheiro de ataque de Suárez na seleção uruguaia vive uma situação bem parecida com a do velho parceiro. Cavani também quase não joga em seu clube na Europa, o Manchester United, fica sem contrato no meio do ano e tem no retorno ao futebol sul-americano uma das possibilidades mais fortes para o próximo passo da sua carreira. Os primeiros rumores de que Cavani poderia vir para o Brasil já fizeram aniversário de um ano. Em 2021, houve até quem cravasse que o centroavante uruguaio havia assinado com o Grêmio, o que não aconteceu. Curiosamente, os interessados em trazê-lo para cá neste momento são os mesmos que tentam a contratação de Suárez: Botafogo e Corinthians. Além dos brasileiros, o Boca Juniors também está no páreo.

ÁNGEL DI MARÍA
Meia
34 anos
Argentino
Paris Saint-Germain (FRA)

De todos os integrantes dessa lista, o companheiro de Messi, Neymar e Mbappé talvez seja aquele que possua menos chances de pintar no futebol brasileiro no segundo semestre. Di María realmente não vai permanecer no PSG na próxima temporada. No entanto, ainda possui muito mercado na Europa e, apesar do interesse de Atlético-MG e Flamengo em trazê-lo de volta para a América do Sul, deve cumprir pelo menos mais um contrato por lá. O meio-campista argentino já vem sendo apontado há algum tempo como candidato a reforçar o Atlético de Madri e o Sevilla. E, nas últimas semanas, também viu seu nome ser ligado a possíveis transferências para Juventus e Barcelona.

CHARLES ARÁNGUIZ
Meia
33 anos
Chileno
Bayer Leverkusen (CHI)

Um dos jogadores estrangeiros mais bem sucedidos que passaram pelo futebol brasileiro na década passada, o chileno é cada vez mais candidato a vestir novamente a camisa do Internacional. Aránguiz perdeu o posto de titular absoluto do Bayer Leverkusen, time que defende desde 2015 e que, de acordo com o site alemão "Neunzig Plus", não faz nenhuma questão de contar com o jogador na próxima temporada. Segundo a publicação, o meio-campista pode ser liberado pelo Leverkusen para voltar a jogar na América do Sul depois das férias do verão europeu, apesar de ainda ter mais um ano de contrato com o clube.

JAVIER PASTORE
Meia
32 anos
Argentino
Elche (ESP)

Quando mais novo, o meia chegou a ser um dos jogadores mais importantes do Paris Saint-Germain, disputou mais de 30 partidas da Liga dos Campeões e era figurinha carimbada nas convocações da seleção argentina. Mas Pastore envelheceu mal. Na Roma, não chegou a disputar nem 40 partidas na soma de três temporadas. Em setembro, transferiu-se para o Elche acreditando que, jogando em um elenco mais modesto, seu talento acabaria se sobressaindo. Mais uma vez, deu errado. Pastore foi para o banco e não começa jogando uma partida desde janeiro. Tempos atrás, o São Paulo chegou a manifestar interesse em contratá-lo. Hoje, trazer o argentino tem toda cara de bomba. Mas quem sabe algum treinador seja capaz de desarmá-la...

RADAMEL FALCAO GARCÍA
Atacante
36 anos
Colombiano
Rayo Vallecano (ESP)

Maior artilheiro da história da seleção colombiana, o veterano centroavante de 36 anos está provavelmente queimando seu último cartucho na Europa ao jogar pelo modesto Rayo Vallecano, da Espanha. Falcao até teve início promissor pelo clube e anotou cinco gols nas primeiras 13 rodadas da atual temporada da La Liga. Depois, passou a enfrentar um problema físico atrás do outro, foi para o banco de reservas e não voltou mais a balançar as redes. Anos atrás, o Palmeiras chegou a cogitar a possibilidade de contratá-lo. Agora, a janela de oportunidades vai se abrir novamente. Resta saber se o colombiano ainda desperta o desejo do atual bicampeão da Libertadores.