Topo

Rafael Reis

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pela 1ª vez, Vinícius Jr. deve superar Neymar em prêmios de melhor do mundo

Vinicius Júnior deve aparecer bem nas premiações desta temporada - Reprodução/Twitter
Vinicius Júnior deve aparecer bem nas premiações desta temporada Imagem: Reprodução/Twitter

29/04/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um dos destaques do Real Madrid que está prestes a ser campeão espanhol e na briga para alcançar a final da Liga dos Campeões da Europa, Vinícius Júnior deve aparecer pela primeira vez na carreira à frente de Neymar nas premiações de melhor jogador do mundo na temporada.

Se nada muito fora do comum acontecer, o jovem ponta de 21 anos deve completar a passagem do bastão do protagonismo brasileiro na Europa e superar o já trintão camisa 10 do Paris Saint-Germain tanto na "Bola de Ouro" quanto no "The Best".

As duas principais eleições de craque máximo do planeta já anunciaram que irão limitar seu período de avaliação à temporada 2021/22. Ou seja, o que rolar na Copa do Mundo do Qatar-2022, que será disputada entre novembro e dezembro, só será levado em consideram dos prêmios do próximo ano.

Por isso, Vini, Neymar e todos os outros jogadores irão depender exclusivamente do que tiverem produzido em campo na Champions, nos campeonatos nacionais e nos compromissos das eliminatórias para descolarem um lugar entre os melhores da temporada.

Pelo que fez até o momento e também por jogar no Real (um dos clubes mais badalados do planeta), Vini já deve ter assegurado pelo menos uma vaguinha no top 15 da "Bola de Ouro" e do "The Best".

Caso os espanhóis conquistem o título europeu, o ex-jogador do Flamengo certamente subirá nesse ranking e ficará entre os dez primeiros colocados. E, dependendo do que ele fizer na reta final da competição continental, não é nenhum absurdo imaginá-lo até como um dos cinco melhores da temporada.

Neymar, por outro lado, não tem motivos para acreditar em resultados muito positivos nas premiações deste ano. Apesar de ter crescido na reta final do Campeonato Francês, cuja taça já está nas mãos do PSG, a imagem que ficou para o mundo foi a da eliminação nas oitavas de final da Champions.

Pela primeira vez desde que desembarcou na Europa, há quase uma década, o brasileiro não marcou sequer um golzinho no principal torneio interclubes do planeta. E, como a maioria dos eleitores não se preocupa muito com o que acontece na Ligue 1 (uma mera obrigação para os parisienses), não tem muito como convencer alguém a nominar seu voto a ele.

Nesse cenário, é pouco provável que o jogador mais caro da história do futebol consiga pelo menos repetir sua classificação nos prêmios da temporada passada (que já não foram nada demais): décimo no "The Best" e 16º na "Bola de Ouro".

O mais natural é que ele termine mesmo as duas premiações atrás de Vinícius Júnior, talvez entre os top 20 do planeta.

Neymar ainda tem mais quatro jogos nesta temporada para tentar convencer seus potenciais eleitores a subir alguns degraus nas premiações de melhor do mundo. O já campeão francês PSG visita hoje o Strasbourg, a partir das 16h (de Brasília). Depois, ainda enfrenta Troyes, Montpellier e Metz.

Vinícius Júnior, por sua vez, pode faturar o título espanhol amanhã. Para isso, basta que o Real empate contra o Espanyol (a partir das 11h15, de Brasília). Caso não obtenham o resultado necessário, os merengues terão as partidas contra Atlético de Madri, Levante, Cádiz, e Betis pela frente para conquistarem o ponto que ainda precisam.

Já na Champions, o time dirigido por Carlo Ancelotti terá de derrotar o Manchester City por pelo menos dois gols de vantagem, na quarta-feira, em casa, para chegar à decisão. Se vencer pela diferença mínima, a disputa pela vaga se arrastará para prorrogação e pênaltis.

Números na temporada*

NEYMAR
31 jogos
14 gols
11 assistências
25 participações em gols

VINÍCIUS JÚNIOR
53 jogos
19 gols
18 assistências
37 participações em gols

*incluindo clubes e seleção