Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Danilo virou o alvo número 1 dos clubes europeus no Brasil

Danilo deve render uma bela grana ao Palmeiras na próxima janela - Divulgação
Danilo deve render uma bela grana ao Palmeiras na próxima janela Imagem: Divulgação

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Campeão das duas últimas edições da Copa Libertadores da América pelo Palmeiras e um dos destaques do clube nesta temporada, o volante Danilo deve ser o jogador em atividade no Brasil mais assediado por equipes europeias na próxima janela de transferência.

O "Blog do Rafael Reis" apurou que há times de pelo menos três países do primeiro escalão do Velho Continente (Inglaterra, França e Portugal) dispostos a apresentar propostas para levar o meio-campista embora no segundo semestre.

A preferência do camisa 28 palmeirense é que uma possível transferência para o exterior tenha como destino a Premier League inglesa, o mais rico e badalado campeonato nacional da atualidade. No ano passado, o volante chegou a receber uma oferta do Watford. Agora, os clubes interessados no seu futebol são bem mais expressivos.

O Arsenal, tradicional integrante do "Big Six" (as seis maiores forças da terra que inventou o futebol), é um dos clubes que vêm monitorando o jogador. O outro é o West Ham, que já busca um eventual substituto para Declan Rice, titular da seleção, que deve ser negociado.

Na França, quem mais tem demonstrado interesse em contratar Danilo é o Olympique de Marselha. O time treinado pelo argentino Jorge Sampaoli (ex-Santos e Atlético-MG) também precisa de reposição no setor, já que pode vender Boubacar Kamara para o Borussia Dortmund.

Já em Portugal, o volante tem mercado aberto nos três grandes (Benfica, Porto e Sporting), apesar de nenhum deles ter se manifestado mais agressivamente sobre a possibilidade de contratá-lo.

O sucesso que o técnico Abel Ferreira tem feito no comando do Palmeiras fez os clubes de lá abrirem os olhos para o trabalho do compatriota. E o jogador que mais tem chamado a atenção dos lusos é justamente Danilo.

O volante tem mais mercado na Europa que outros destaques em atividade no Brasil, como Gabigol e Giorgian de Arrascaeta (Flamengo), Raphael Veiga (Palmeiras) e Hulk e Guilherme Arana (Atlético-MG), porque é bem mais novo do que eles.

Danilo completou 21 anos ontem. Na visão das equipes mais fortes do Velho Continente, ele ainda é um ótimo negócio, já que pode facilmente se adaptar ao estilo de jogo praticado por lá e tem pela frente bela margem de evolução (com possibilidade de futura revenda, dependendo do nível que alcançar).

Ciente de quanto o volante está valorizado no mercado internacional e protegido por um longo contrato, que vai até 2026, o Palmeiras não pretende negociar o jogador por menos de 25 milhões de euros (R$ 130,6 milhões).

Caso esse valor seja atingido, a cria das categorias de base alviverdes se tornará a segunda maior venda da história do clube, atrás apenas de Gabriel Jesus, que foi vendido ao Manchester City por 32 milhões de euros (R$ 167,1 milhões).

Oitavo colocado no Campeonato Brasileiro, com cinco pontos conquistados em quatro partidas, o Palmeiras ganhou folga neste fim de semana na competição para poder estrear na Copa do Brasil.

O time de Danilo recebe hoje o pouco conhecido Juazeirense, da Bahia, que disputa a quarta divisão nacional, a partir das 21h (de Brasília), pela terceira fase do torneio mata-mata.

Na sequência, defende os 100% de invencibilidade na Libertadores contra o Independiente Petrolero, terça-feira, na Bolívia. Além dos atuais bicampeões, somente Flamengo e River Plate também conseguiram vencer seus três primeiros jogos desta edição do continental.

com colaboração de DIEGO IWATA LIMA, de São Paulo

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no texto, o Palmeiras vai enfrentar o Independiente Petrolero (BOL) na Copa Libertadores --não o Oriente Petrolero (BOL). O erro foi corrigido.