Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Jorge Jesus conserta Benfica e já supera sua campanha no Flamengo

Jorge Jesus está na segunda temporada à frente do Benfica; time joga hoje pela Champions - Divulgação
Jorge Jesus está na segunda temporada à frente do Benfica; time joga hoje pela Champions Imagem: Divulgação

20/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eliminação precoce nas competições europeias, nove pontos a menos que o campeão português e nem um título menos importante como prêmio de consolação. A primeira temporada de Jorge Jesus no retorno ao Benfica foi decepcionante.

Mas o time que enfrenta o Bayern de Munique, em Lisboa, pela terceira rodada da Liga dos Campeões, já tem uma outra cara. E tem começado a fazer JJ lembrar dos tempos em que era rei no Flamengo.

Uma prova disso é que o confronto de hoje (20) vale a liderança do Grupo E da Champions. Sim, a equipe que caiu ainda nas etapas preliminares da temporada passada agora está invicta no mais badalado torneio interclubes do planeta e até já aplicou um incontestável 3 a 0 sobre o Barcelona.

No segundo ano de Jesus no estádio da Luz, o Benfica ocupa a liderança do Campeonato Português (tem 21 pontos em oito rodadas, um a mais que Porto e Sporting) e já saiu vitorioso de três mata-matas (contra Spartak Moscou e PSV Eindhoven, pelas preliminares da Liga dos Campeões, e ante o Trofense, na Taça de Portugal).

Em números, o desempenho "encarnado" já supera, inclusive, o que o treinador obteve durante o período de 13 meses em que dirigiu o Flamengo e o levou aos títulos brasileiro e da Libertadores.

O Benfica da temporada 2021/2022 tem 12 vitórias, dois empates e uma derrota em 15 partidas oficiais. Ou seja, conquistou 84,4% dos pontos que disputou. No período em que trabalhou no Brasil, Jesus teve aproveitamento de 81,2%.

O curioso é que o crescimento da equipe lisboeta depois das férias de meio de ano tem muito mais a ver com o tempo de consolidação e maturação das ideias do treinador do que com a chegada de novos jogadores.

O elenco benfiquista não é muito diferente do da temporada passada. Dos titulares mais frequentes escalados por Jesus, apenas dois (o meia João Mário e o atacante ucraniano Roman Yaremchuk) chegaram na última janela de transferências.

O esquema tático com três zagueiros (Lucas Veríssimo, Nicolás Otamendi e Jan Vertonghen, na maioria das vezes) e com menos espaço para a utilização de pontas (como o agora reserva Éverton Cebolinha) vem sendo mantido desde março e agora dá sinais de que foi completamente assimilado.

"Vamos olhar para o adversário sem medo, reconhecendo o valor deles, mas sabendo que o Benfica tem muita coisa positiva e que pode discutir o jogo para conquistar três pontos ou um ponto. Foi para isso que nos preparamos", disse Jesus, sobre a partida contra o Bayern.

Depois de duas temporadas consecutivas com alteração de sede da decisão por causa dos efeitos da pandemia de covid-19, a Uefa espera que, desta vez, a Champions consiga ir até à final obedecendo seu planejamento original.

O jogo que irá decidir o sucessor do Chelsea no posto de campeão europeu de clubes está marcado para o dia 28 de maio do próximo ano e será disputado no estádio Krestovsky, em São Petersburgo.

Liga dos Campeões - rodada 3

Ontem
Besiktas 1 x 4 Sporting (Grupo C)
Brugge 1 x 5 Manchester City (Grupo A)
Shakhtar Donetsk 0 x 5 Real Madrid (Grupo D)
Paris Saint-Germain 3 x 2 RB Leipzig (Grupo A)
Atlético de Madri 2 x 3 Liverpool (Grupo B)
Inter de Milão 3 x 1 Sheriff (Grupo D)
Ajax 4 x 0 Borussia Dortmund (Grupo C)
Porto 1 x 0 Milan (Grupo B)

Hoje
13h45 - Red Bull Salzburg x Wolfsburg (Grupo G)
13h45 - Barcelona x Dínamo de Kiev (Grupo E)
16h - Lille x Sevilla (Grupo G)
16h - Manchester United x Atalanta (Grupo F)
16h - Zenit São Petersburgo x Juventus (Grupo H)
16h - Benfica x Bayern de Munique (Grupo E)
16h - Chelsea x Malmö (Grupo H)
16h - Young Boys x Villarreal (Grupo F)