PUBLICIDADE
Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sensação da Champions, ex-Botafogo já pensa em transferência e "seleções"

Ex-Botafogo, Fernando Costanza é titular do Sheriff, time sensação da Champions - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images
Ex-Botafogo, Fernando Costanza é titular do Sheriff, time sensação da Champions Imagem: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

19/10/2021 04h00

Quando teve o contrato rescindido pelo Botafogo, em setembro do ano passado, durante a luta (sem sucesso) do clube carioca para permanecer na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, Fernando Costanza decidiu que tentaria a sorte no futebol europeu.

Mas nem em seus sonhos mais ambiciosos o lateral direito poderia imaginar que, apenas um ano depois da dispensa, estaria defendendo a equipe sensação da Liga dos Campeões da Europa e já teria no currículo uma vitória sobre o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu.

O brasileiro de 22 anos é um dos destaques do Sheriff, time da Moldávia que disputa pela primeira vez na história a fase principal da Champions, venceu suas duas primeiras partidas na competição (contra Shakhtar Donetsk e o gigante espanhol) e lidera o Grupo C.

"Eu tinha o objetivo de disputar uma Champions League. O planejamento era isso ou, pelo menos, uma Europa League. Mas é claro que não imaginava que tudo daria tão certo. Agora, pensamos em ir além e classificar para os mata-matas", disse o lateral, em entrevista por telefone ao "Blog do Rafael Reis".

A conta de Costanza é que a vaga entre os 16 melhores clubes da temporada europeia deve ser conquistada com mais quatro ou cinco pontos. O Sheriff visita hoje a Inter de Milão, pela terceira rodada da fase de grupos. Depois, tem mais dois jogos em casa (Real e novamente a Inter) e só um fora (Shakhtar).

Ir longe na principal competição interclubes do planeta é também a chance que Costanza pediu para tentar realizar os seus dois próximos grandes sonhos: transferir-se para um campeonato nacional mais relevante no cenário internacional, como o Inglês ou o Espanhol, e vestir a camisa de uma seleção, não obrigatoriamente a brasileira.

"Disputar uma competição deste tamanho é um holofote muito grande. Seria muito bom para mim jogar em uma liga mais forte. Outra ambição que tenho é jogar em alguma seleção. Como tenho dupla cidadania, pode ser a brasileira ou a italiana."

Mas, enquanto está no Sheriff e longe das convocações para defender algum time nacional, Costanza quer curtir a fama recém-adquirida em Tiraspol, cidade de menos de 150 mil habitantes que é a casa do clube moldavo.

"A cidade inteira está do nosso lado. Como é uma cidade pequena, você encontra os torcedores nas ruas, no supermercado. Viramos atração, e todos nos apoiam muito. Não poderia ser diferente depois das vitórias que tivemos", completa.

O Sheriff, time que o brasileiro defende desde fevereiro, é o atual hexacampeão nacional e já ganhou 19 títulos da primeira divisão desde sua fundação, em 1997. O clube pertence a um grupo empresarial que é dono de "quase tudo" na Transnítria, região autônoma que se reconhece mais russa que moldava e que reivindica sua independência.

Depois de duas temporadas consecutivas com alteração de sede da decisão por causa dos efeitos da pandemia de covid-19, a Uefa espera que, desta vez, a Champions consiga ir até à final obedecendo seu planejamento original.

O jogo que irá decidir o sucessor do Chelsea no posto de campeão europeu de clubes está marcado para o dia 28 de maio do próximo ano e será disputado no estádio Krestovsky, em São Petersburgo.

Liga dos Campeões - rodada 3

Hoje
13h45 - Besiktas x Sporting (Grupo C)
13h45 - Brugge x Manchester City (Grupo A)
16h - Shakhtar Donetsk x Real Madrid (Grupo D)
16h - Paris Saint-Germain x RB Leipzig (Grupo A)
16h - Atlético de Madri x Liverpool (Grupo B)
16h - Inter de Milão x Sheriff (Grupo D)
16h - Ajax x Borussia Dortmund (Grupo C)
16h - Porto x Milan (Grupo B)

Amanhã
13h45 - Red Bull Salzburg x Wolfsburg (Grupo G)
13h45 - Barcelona x Dínamo de Kiev (Grupo E)
16h - Lille x Sevilla (Grupo G)
16h - Manchester United x Atalanta (Grupo F)
16h - Zenit São Petersburgo x Juventus (Grupo H)
16h - Benfica x Bayern de Munique (Grupo E)
16h - Chelsea x Malmö (Grupo H)
16h - Young Boys x Villarreal (Grupo F)