Topo

Rafael Reis

3 motivos para Cristiano Ronaldo ser eleito o melhor jogador do mundo

Cristiano Ronaldo já ganhou 5 edições do prêmio de melhor jogador do mundo - AFP
Cristiano Ronaldo já ganhou 5 edições do prêmio de melhor jogador do mundo Imagem: AFP

15/12/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ser eleito o melhor do mundo é a maior honraria individual que um jogador de futebol pode conquistar ao longo da carreira. Até por isso, é tão desejada pelos atletas que ocupam o primeiro escalão da modalidade e que acompanham apreensivamente os resultados da premiação anualmente.

Nesta quinta-feira, quando a Fifa anunciar os vencedores do "The Best" 2020, dois dos finalistas já estarão escaldados.

Afinal, o argentino Lionel Messi (Barcelona) é apenas o recordista da história das eleições da Fifa, com seis troféus. O português Cristiano Ronaldo (Juventus) não fica muito atrás e já levou o troféu para casa em cinco oportunidades.

Curiosamente, o favorito deste ano é o único que jamais subiu ao pódio. Quarto colocado em 2015, o polonês Robert Lewandowski (Bayern de Munique) é o nome mais cotado para receber a alcunha de melhor do mundo.

Nos próximos dias, o "Blog do Rafael Reis" vai mostrar as armas de cada candidato para vencer o "The Best".

Para começar, hoje apresentamos três razões pelas quais Cristiano Ronaldo merece ser escolhido como craque máximo do planeta na última temporada. Amanhã, será o dia de fazer o mesmo com Messi. E, na quinta, com Lewandowski.

Vale lembrar que a cerimônia deste ano será diferente. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, não haverá aquela luxuosa tradicional festa de premiação, e os vencedores serão anunciados virtualmente, pela internet.

3 motivos para Cristiano Ronaldo ser o melhor do mundo


O "CARA" DAS SELEÇÕES
Tudo bem que o calendário das seleções perdeu bastante da sua importância original por causa da pandemia (que adiou, por exemplo, a Eurocopa para o próximo ano), mas ninguém em 2019/20 fez mais por sua equipe nacional que Cristiano Ronaldo. O astro da camisa 7 balançou as redes em todos os seis jogos das eliminatórias da Euro que disputou na temporada passada. Foram nada menos que 11 gols em apenas seis partidas. Só a Lituânia foi vazada sete vezes pelo astro português: quatro no 5 a 1 do primeiro turno e mais três no 6 a 0 aplicado na volta.


TÁ VELHO?
Com 35 anos e dez meses, Cristiano Ronaldo é o mais velho finalista da história do prêmio de melhor do mundo. E a verdade é que: nunca na história do futebol alguém de idade tão elevada jogou tanta bola quanto o astro da Juventus. Basta olhar para os maiores nomes da modalidade em todos os tempos para notar o quão incrível é essa longevidade. Aos 35 anos, Zinédine Zidane e Ronaldo já estavam aposentados, enquanto Pelé, Diego Maradona, Mané Garrincha, Ronaldinho e Johan Cruyff estavam já nos últimos dias de suas trajetórias, em declínio técnico e físico, algo que ainda não tem feito parte da rotina de CR7.


JOGOS GRANDES
Desta vez, o português não foi artilheiro do Campeonato Italiano e nem da Liga dos Campeões. Mesmo assim, o atacante fez gol em praticamente todos os adversários de peso com que se deparou ao longo da temporada. Cristiano Ronaldo deixou sua marca contra Napoli, Lazio, Roma, Milan e Atalanta. Também não se escondeu na hora do mata-mata da Champions. Nas oitavas de final contra o Lyon, foram dele os dois tentos da Juventus, que acabou eliminada pelo critério de número de gols marcados fora de casa.