Topo

Rafael Reis

Como Cristiano Ronaldo virou o melhor jogador de 35 anos que o mundo já viu

Cristiano Ronaldo pode ser tornar o mais velho vencedor do prêmio de melhor do mundo - Getty Images
Cristiano Ronaldo pode ser tornar o mais velho vencedor do prêmio de melhor do mundo Imagem: Getty Images

13/12/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

São vários os motivos pelos quais Cristiano Ronaldo já tem seu nome escrito na história do futebol. Na última sexta-feira, surgiu mais uma razão: o português se tornou o primeiro jogador de 35 anos a ser finalista do prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa.

Caso o camisa 7 da Juventus vença a eleição, ele quebrará um novo recorde e tirará do zagueiro italiano Fabio Cannavaro (vencedor em 2006, aos 33 anos e três meses) o posto de atleta mais velho a ser escolhido como craque do planeta em uma temporada.

Mas a verdade é que ninguém na história do futebol jogou tanta bola quanto CR7 nesse momento da carreira.

Na temporada em completou 35 anos, o astro português foi novamente campeão italiano pela Juventus, marcou 37 gols em 46 partidas pela "Velha Senhora" e teve média de quase dois tentos por partida com a camisa da seleção (11 bolas nas redes em seis compromissos).

Com essa mesma idade, Ronaldo e Zinédine Zidane já estavam aposentados, Pelé iniciava sua fase de futebol entretenimento pelo New York Cosmos, Mané Garrincha, Ronaldinho Gaúcho e Diego Maradona tentavam estender um pouco mais suas trajetórias nos gramados, e Alfredo di Stéfano e Ferenc Puskás experimentavam o início do declínio do Real Madrid que acumulava um título europeu atrás do outro.

Romário, por outro lado, continuava sendo artilheiro, mas já atuava em uma liga periférica do cenário internacional (o Campeonato Brasileiro) e só de vez em quando recebia oportunidades de defender a seleção.

O segredo de como Cristiano Ronaldo tem conseguido estender o auge da sua carreira por tanto tempo é bem conhecido: uma mescla de inteligência tática com uma obsessão pela preparação física raramente vista no mundo do futebol.

Originalmente um atacante de lado de campo velocista e driblador, CR7 já se transformou há um bom tempo em um homem de área. Mesmo quando faz companhia a um centroavante, ele se porta como jogador mais avançado de sua equipe. Com isso, percorre menos espaço do campo e poupa as energias para decidir jogos.

E energia é algo que não lhe falta porque o homem é simplesmente apaixonado por treinos. Além das seções diárias na Juventus, ele faz uma complementação física em casa, em sua própria academia e com profissionais contratados exclusivamente para acompanhá-lo.

Durante o período em que ficou confinado em Portugal por conta da quarentena da Covid-19, o atacante utilizou-se das instalações do Nacional da Ilha da Madeira, seu time na infância, porque achava que só os treinos em seu ambiente particular não seriam suficientes para manter a forma.

Apesar do físico digno de uma máquina e de ainda se manter em alto nível, o camisa 7 mais famosos da atualidade já tem começado a falar sobre aposentadoria.

Inicialmente, ele afirmava que gostaria de se manter em atividade até os 40 anos, mas agora já admite que pode pendurar as chuteiras mais cedo, talvez ao encerramento do seu contrato com a Juventus (junho de 2022) ou depois da Copa do Mundo do Qatar, no fim do mesmo ano.

Segundo maior vencedor da história das eleições de melhor jogador do mundo organizadas pela Fifa, com cinco conquistas (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017), Cristiano Ronaldo está novamente entre os finalistas do prêmio.

Mas, desta vez, o camisa 7 da Juventus corre por fora. O favorito para vencer o "The Best" de craque máximo da temporada 2019/20 é o polonês Robert Lewandowski, campeão alemão e da Champions pelo Bayern de Munique. O argentino Lionel Messi, do Barcelona, completa a lista de indicados.

A cerimônia de anúncio dos vencedores do prêmio da Fifa será realizada nesta quinta-feira, 17 de dezembro. Devido à pandemia, a cerimônia deste ano será exclusivamente virtual.

Outros craques aos 35 anos

Pelé - Primeira temporada no New York Cosmos (EUA)
Diego Maradona - Primeira temporada da volta ao Boca Juniors (ARG)
Mané Garrincha - Início de passagem apagada pelo Flamengo
Franz Beckenbauer - Primeira temporada no Hamburgo após volta dos EUA
Johan Cruyff - Penúltima temporada no Ajax (HOL)
Alfredo di Stéfano - Primeiro ano sem título da Liga dos Campeões no Real Madrid
Ferenc Puskás - Primeiro ano sem título da Liga dos Campeões no Real Madrid
Romário - Artilheiro do Campeonato Brasileiro pelo Vasco
Ronaldo - Aposentado
Zinédine Zidane - Aposentado
Ronaldinho - Último ano da carreira, no Fluminense
Zlatan Ibrahimovic - Início de passagem apagada pelo Manchester United (ING)