Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-jogadores do Atlético-MG "escondidos" no exterior?

Luan brilhou no Atlético-MG, mas hoje está na 2ª divisão japonesa - Pedro Vale/AGIF
Luan brilhou no Atlético-MG, mas hoje está na 2ª divisão japonesa Imagem: Pedro Vale/AGIF

11/11/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que aconteceu com aquele jogador que vestiu a camisa do seu time de coração, talvez até tenha conquistado algum título por lá, aceitou uma proposta para jogar no exterior e simplesmente desapareceu do radar da imprensa brasileira?

É bem provável que ele esteja "escondido" em algum cantinho do mundo que não sejam os principais campeonatos nacionais da Europa (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão ou Francês) e nem tenha o prazer de disputar a Liga dos Campeões.

Desde agosto e durante 13 semanas, o "Blog do Rafael Reis" está mergulhando na caça desses atletas para apresentar a vocês, leitores, os paradeiros de alguns deles.

Neste décimo primeiro episódio, mostramos hoje o que andam fazendo da vida sete jogadores que passaram recentemente pelo Atlético-MG e hoje estão "perdidos no mundo"... Ou melhor, estavam, já que encontramos todos eles.

LUAN
Meia-atacante
30 anos
V-Varen Nagasaki (JAP)

Campeão da Libertadores-2013, é um dos jogadores mais importantes do Galo na década. Luan passou sete temporadas inteiras vestindo a camisa alvinegra e, em alguns momentos, foi o jogador mais importante do time. Mas, depois de enfrentar problemas físicos nos últimos anos, o meia-atacante perdeu desempenho, passou pelo banco de reservas e acabou se transferindo para o Japão em janeiro. Surpreendentemente, seu destino não foi uma equipe da J-League, mas sim da segunda divisão nipônica. O V-Varen Nagasaki até está na briga pelo acesso à elite, mas não por culpa de Luan. Tratado como decepção por lá, o camisa 10 vem sendo utilizado apenas nos minutos finais das partidas do seu time.

RÓGER GUEDES
Meia-atacante
24 anos
Shandong Luneng (CHN)

Roger Guedes - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Teve uma passagem de apenas seis meses por Minas Gerais, no primeiro semestre de 2018, mas deixou uma ótima impressão. Por isso, dois anos depois do encerramento do empréstimo do jogador, que pertencia ao Palmeiras, e de sua negociação om o Shandong Luneng, Róger Guedes continua sendo um dos reforços mais pedidos pelos torcedores atleticanos nas redes sociais. Apesar de pouco ter atuado na China ao longo da última temporada, o brasileiro acabou sendo essencial na parte decisiva da Superliga e foi o grande nome dos playoffs que deram ao time laranja a quinta colocação no campeonato nacional.

JESÚS DÁTOLO
Meia-atacante
36 anos
Banfield (ARG)

Dátolo - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Contratado pelo Galo logo depois da conquista da Libertadores, foi essencial na conquista da Copa do Brasil-2014 e construiu uma relação bem positiva com a torcida atleticana, tanto que ainda fala bastante do clube nas redes sociais e viaja a Belo Horizonte com frequência. Dátolo deixou a equipe em 2016 e, no ano seguinte, acertou seu retorno para a Argentina. Desde então, veste a camisa 10 do Banfield, time onde iniciou a carreira como profissional, lá no começo dos anos 2000. Atualmente, Dátolo pouco brilha dentro de campo. Mesmo assim, ainda é um importante líder do time portenho.

RAFAEL CARIOCA
Volante
31 anos
Tigres (MEX)

O volante desembarcou em Belo Horizonte em 2014, fez parte do time campeão da Copa do Brasil naquele ano e foi um dos destaques da Série A no ano seguinte. O sucesso no Galo fez até Rafael Carioca ser convocado para defender a seleção em duas rodadas duplas das eliminatórias da Copa do Mundo-2018. Mas o volante não saiu do banco nas partidas contra Equador, Colômbia, Bolívia e Venezuela. Menos de um ano depois, acabou negociado com o Tigres e foi atuar no México. Lá, tem uma carreira bastante consolidada: já ganhou dois títulos da primeira divisão e também levantou dois troféus de copas nacionais.

YIMMI CHARÁ
Atacante
29 anos
Portland Timbers (EUA)

Yimmi Chará - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG
Imagem: Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG

O colombiano chegou ao Atlético-MG no meio de 2018, badalado pelo sucesso no Atlético Junior e por ter aparecido na lista preliminar de convocados da Colômbia para a Copa do Mundo da Rússia. Mas Chará jamais entregou tudo que se esperava dele no futebol brasileiro, apesar de ter tido alguns bons momentos no Galo. Em janeiro, os mineiros arranjaram uma proposta do Portland Timbers, dos EUA, que cobria o valor que eles haviam pago pelo jogador e aceitaram negociá-lo. Na MLS (Major League Soccer), o atacante tem sido titular de uma das franquias mais fortes da Conferência Oeste e está classificado para os playoffs decisivos da temporada.

SHERMAN CÁRDENAS
Meia
31 anos
Atlético Junior (COL)

Sherman Cárdenas (Atlético-MG) - Eitan Abramovich/AFP - Eitan Abramovich/AFP
Imagem: Eitan Abramovich/AFP

Protagonista de uma história muito semelhante à de Chará, o colombiano também jogou muita bola no Junior, foi contratado pelo Atlético-MG como reforço de peso e ficou devendo por aqui. Mas o desempenho de Cárdenas no Galo foi ainda pior que o do seu compatriota. Até por isso, o jogador passou os últimos anos rodando bastante por equipes do segundo escalão do futebol sul-americano. Desde o começo do ano, o meia está de volta ao Junior, só que atualmente ele tem passado mais tempo no banco de reservas do que dentro de campo.

JÚNIOR URSO
Volante
31 anos
Orlando City (EUA)

Júnior Urso (Atlético-MG) - Pedro Vilela/Getty Images - Pedro Vilela/Getty Images
Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

O jogador, que também defendeu Corinthians e Palmeiras, viveu seu melhor momento no futebol brasileiro enquanto vestiu as cores atleticanas. Em 2016, ano em que esteve emprestado pelo Shandong Luneng ao Galo, Júnior Urso foi titular durante a maior parte da temporada, fez um número elevado de gols para um volante e gozou de bastante estabilidade. Morando e jogando nos Estados Unidos desde o começo do ano, o hoje camisa 11 do Orlando City é outro que, assim como Chará, continua na briga pelo título da MLS e vai participar dos playoffs a partir do fim deste mês.