Topo

Rafael Reis

Lewa "voa" na Alemanha e está a dois gols de liderança da Chuteira de Ouro

Com 11 gols no Campeonato Alemão, Lewandowski já desponta como favorito na Chuteira de Ouro - Getty Images
Com 11 gols no Campeonato Alemão, Lewandowski já desponta como favorito na Chuteira de Ouro Imagem: Getty Images

10/11/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Artilheiro da última Liga dos Campeões da Europa e centroavante mais badalado do planeta na atualidade, o polonês Robert Lewandowski está a dois gols de assumir a liderança da Chuteira de Ouro.

Com o tento marcado na vitória por 3 a 2 do Bayern de Munique sobre o Borussia Dortmund, no sábado, o camisa 9 chegou a 11 bolas nas redes do Campeonato Alemão (em sete rodadas) e 22 pontos na classificação do prêmio destinado ao goleador máximo das ligas nacionais do Velho Continente na Europa.

Com isso, Lewa empatou com o estoniano Rauno Sappinen, do Flora Tallinn, na terceira colocação da Chuteira de Ouro e colocou a liderança do ranking dos artilheiros da Europa em sua mira.

Agora, o centroavante do Bayern está a apenas 3,5 pontos do bielorruso Maksim Skavysh, do BATE Borisov, que ocupa o topo da classificação do prêmio. Como cada gol marcado na Alemanha vale dois pontos, basta ao polonês empurrar mais duas bolas nas redes para ultrapassá-lo.

E essa mudança na liderança deve ser uma mera questão de tempo. Afinal, Lewa ainda está em começo de temporada e ainda tem mais 27 rodadas da Bundesliga para disputar até maio do próximo ano. Skavysh, por outro lado, atua em Belarus, onde o campeonato nacional termina no começo de dezembro e só terá mais duas partidas pela frente para pontuar.

A situação do líder é semelhante a da maioria dos jogadores que estão no top 10 da Chuteira de Ouro neste momento.

Os únicos integrantes desse grupo que atuam em países que não estão na reta final da temporada são justamente Lewandowski e o sueco Jesper Karlsson, que defende o AZ Alkmaar, da Holanda, e ocupa a quinta posição, com 14 gols e 21 pontos.

O maior vencedor da história da Chuteira de Ouro é o argentino Lionel Messi, que já conquistou a honraria em seis oportunidades. Neste ano, o camisa 10 do Barcelona ocupa apenas a 250ª colocação, com seis pontos somados até o momento, e está empatado com o italiano Ciro Immobile (Lazio), atual vencedor do prêmio.

O Brasil não fatura a taça desde 2001/02, quando Jardel (Sporting) foi o goleador máximo da temporada europeia. O ex-centroavante do Grêmio também levantou o troféu em 1998/99. Além dele, apenas Ronaldo (1996/97) já colocou o país no lugar mais alto do pódio.

Nesta temporada, o brasileiro mais bem posicionado é o meia-atacante Gabriel Ramos, ex-Bahia e Cuiabá, que joga pelo Torpedo Zhodino, de Belarus. Com dez gols e 15 pontos, ele divide a 24ª colocação com outros oito jogadores.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da corrida pelo posto de artilheiro máximo do Velho Continente.

Confira a classificação da Chuteira de Ouro

1 - Maksim Skavysh (BLR, BATE Borisov) - 25,5 pontos (17 gols)
2 - Jasur Yakhshiboev (UZB, Pakhator Tashkent) - 24 pontos (16 gols)
3 - Rauno Sappinen (EST, Flora Tallinn) - 22 pontos (22 gols)
Robert Lewandowki (POL, Bayern de Munique) - 22 pontos (11 gols)
5 - Jesper Karlsson (SUE, AZ Alkmaar) - 21 pontos (14 gols)
6 - Amahl Pellegrino (NOR, Kristiansund) - 20 pontos (20 gols)
7 - Christoffer Nyman (SUE, Norrköping) - 19,5 pontos (13 gols)
8 - Isaac Kiese Thelin (SUE, Malmö) - 18 pontos (12 gols)
Nahir Besara (SUE, Örebro) - 18 pontos (12 gols)
10 - Steven Lennon (ESC, Hafnarfjödur) - 17 pontos (17 gols)