Topo

Rafael Reis

Seleções tiram 18 jogadores do Brasileiro e desfalcam 8 times; veja lista

Gustavo Gómez, do Palmeiras, está novamente na convocação da seleção paraguaia - Edgard Garrido/Reuters
Gustavo Gómez, do Palmeiras, está novamente na convocação da seleção paraguaia Imagem: Edgard Garrido/Reuters

10/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os jogos da terceira e da quarta rodada das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2022, que serão realizados entre esta e a próxima semana, vão tirar 18 jogadores de oito times diferentes da disputa do Campeonato Brasileiro e das quartas de final da Copa do Brasil.

A equipe mais prejudicada pelas convocações das seleções do continente é o Palmeiras, que vai ceder cinco atletas para quatro países e desmontar quase todo o seu sistema defensivo titular.

O goleiro Weverton e o lateral direito Gabriel Menino foram chamados por Tite para a seleção brasileira. O zagueiro Gustavo Gómez vai defender o Paraguai, enquanto o lateral esquerdo Matías Viña estará em campo pelo Uruguai. Outro palmeirense, o defensor Leonardo Zabala, normalmente utilizado pelo time sub-20, está na lista da Bolívia.

O quinteto será desfalque para Abel Ferreira nas partidas contra o Ceará, amanhã, pela Copa do Brasil, e Fluminense, sábado, pelo Brasileiro. Talvez esteja à disposição do treinador português no confronto de volta contra os nordestinos, na quarta da próxima semana.

Atlético-MG e Flamengo, que vão ceder três jogadores cada para as seleções sul-americanas, também têm compromissos pelas duas competições no período. Grêmio, Corinthians, Santos, Red Bull Bragantino e São Paulo são os outros times da primeira divisão nacional que serão impactados pelas eliminatórias.

Além deles, dois times da Série B também terão seus elencos esvaziados por conta da Data Fifa. Afinal, a Bolívia vai tirar Antonio Bustamante e Marcelo Moreno de Náutico e Cruzeiro, respectivamente.

Das dez seleções que disputam o qualificatório da América do Sul para o Mundial do Qatar, nove convocaram pelo menos um jogador que atua por aqui para seus compromissos de novembro. O Peru foi a única exceção à regra.

Brasil e Venezuela são as equipes que mais vão desfalcar os clubes do país do futebol. Além de Weverton e Menino, a lista de Tite tem ainda os flamenguistas Éverton Ribeiro e Pedro. Já a convocação venezuelana traz jogadores de Atlético-MG (Jefferson Savarino), Bragantino (Jan Carlos Hurtado), Corinthians (Romulo Otero) e Santos (Yeferson Soteldo).

E o número de desfalques provocados pelas seleções sul-americanas ainda poderia ser bem maior. Por problemas físicos, o zagueiro brasileiro Rodrigo Caio, o meia uruguaio Giorgian de Arrascaeta (ambos do Flamengo) e o goleiro paraguaio Gatito Fernández (Botafogo) acabaram fora das convocações nas quais inicialmente constavam.

Nesta Data Fifa, a seleção brasileira terá dois compromissos na corrida por vaga no Qatar-2022. Na sexta-feira, a equipe de Tite enfrenta a Venezuela, no Morumbi, em São Paulo. Já na próxima terça, o adversário é o Uruguai, em Montevidéu.

O time pentacampeão mundial de futebol e a Argentina são os únicos que têm 100% de aproveitamento depois da disputa das duas primeiras rodadas das eliminatórias. Os brasileiros derrotaram Bolívia e Peru, enquanto Messi e cia. desbancaram o Equador e também os bolivianos.

CONVOCADOS DA DATA FIFA QUE ATUAM NO BRASILEIRO

BRASIL: 4
Gabriel Menino (Palmeiras)
Éverton Ribeiro (Flamengo)
Pedro (Flamengo)
Weverton (Palmeiras)

VENEZUELA: 4
Jan Carlos Hurtado (RB Bragantino)
Jefferson Savarino (Atlético-MG)
Romulo Otero (Corinthians)
Yeferson Soteldo (Santos)

CHILE: 2
César Pinares (Grêmio)
Mauricio Isla (Flamengo)

EQUADOR: 2
Alan Franco (Atlético-MG)
Robert Arboleda (São Paulo)

PARAGUAI: 2
Gustavo Gómez (Palmeiras)
Júnior Alonso (Atlético-MG)

ARGENTINA: 1
Walter Kannemann (Grêmio)

BOLÍVIA: 1
Leonardo Zabala (Palmeiras)

COLÔMBIA: 1
Luis Orejuela (Grêmio)

URUGUAI: 1
Matías Viña (Palmeiras)