PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Rafael Reis

5 "novelas" para acompanhar nos últimos dias da janela de transferências

Sancho continua na mira do Manchester United; novela tem até o dia 5 para terminar - Sebastian Widmann/Bundesliga/Bundesliga Collection via Getty Images
Sancho continua na mira do Manchester United; novela tem até o dia 5 para terminar Imagem: Sebastian Widmann/Bundesliga/Bundesliga Collection via Getty Images
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

01/10/2020 04h00

A janela de transferências da temporada 2020/21 dos principais campeonatos europeus está chegando ao fim. Os clubes de Itália, Inglaterra, Alemanha e França têm só até a próxima segunda-feira para reforçar seus elencos.

Já as equipes inglesas ficarão proibidas de realizar contratações internacionais depois de 5 de outubro. Para transações domésticas, envolvendo apenas clubes do país, o prazo será 11 dias maior.

Mas, mesmo com o Mercado da Bola dando seus últimos suspiros, ainda há algumas situações envolvendo jogadores e equipes do primeiro escalão do futebol do Velho Continente que não estão definidas.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco "novelas" que merecem ser acompanhadas de perto nos últimos dias da janela de transferências. Será que elas terão final feliz?

SANCHO E A NOVELA DAS NOVELAS

Um dos destaques do futebol europeu na temporada, o jovem meia-atacante inglês dificilmente permaneceria no Borussia Dortmund para 2020/21. Pelo menos, é nisso que quase todo mundo acreditava quando a janela de transferências abriu. Mas o clube alemão tem feito jogo duro para liberar o garoto de 20 anos e exigido o pagamento de 120 milhões de euros (R$ 795 milhões), uma fortuna para o Mercado da Bola pós-pandemia. O Manchester United, principal a candidato a Sancho, já teve várias reuniões com dirigentes do Dortmund para tentar reduzir esse valor, mas não conseguiu nenhum descontinho até o momento. De acordo com vários veículos ingleses, os "Red Devils" preparam uma proposta final para tentar tirar o sonhado reforço da Alemanha e devem apresentá-la até o fim da semana.

A REFORMULAÇÃO DO BARÇA QUE INSISTE EM NÃO SAIR

Messi - REUTERS/Albert Gea - REUTERS/Albert Gea
Imagem: REUTERS/Albert Gea

Depois de passar vergonha na temporada passada e tomar de oito do Bayern de Munique, o Barcelona prometeu uma grande reformulação do seu elenco para esta temporada. Mas tudo que os catalães realmente conseguiram foi se livrar de vários dos seus veteranos, como Luis Suárez, Rakitic e Vidal. O único reforço que chegou ao Camp Nou com status de titular até o momento foi o bósnio Miralem Pjanic (ex-Juventus). O norte-americano Sergiño Dest, aposta do Ajax para a lateral direita, também parece próximo de ser anunciado. Mas nomes um pouco mais pesados, como Lautaro Martínez (Inter de Milão), Georginio Wijnaldum (Liverpool) e até mesmo Memphis Depay (Lyon), continuam sendo promessas não concretizadas até o momento.

OS MÚLTIPLOS DESTINOS DE CAVANI

Cavani - FRANCK FIFE / AFP - FRANCK FIFE / AFP
Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Não há um clube importante na Europa que não tenha visto ao longo dos últimos meses sequer uma notícia estampada em algum site de que estaria negociando com o centroavante uruguaio. Exageros à parte, o maior artilheiro da história do Paris Saint-Germain já foi apontado como possível reforço de Real Madrid, Barcelona, Juventus, Manchester United e até de times brasileiros, como Grêmio e Atlétco-MG. Como não tem nenhum contrato com algum clube, Cavani pode definir seu futuro até depois do fechamento da janela de transferências. Mas como os times do primeiro escalão do Velho Continente costumam definir seus elencos até o encerramento do período destinado a transações, é pouco provável que ele não descole um time nos próximos dias. Se a janela fechar na Europa e Cavani ainda não tiver uma equipe, as chances de ele aparecer aqui na América do Sul crescem exponencialmente.

OS FANTASMAS DE KEPA

Kepa - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Goleiro mais caro da história do futebol, o espanhol Kepa Arrizabalaga tanto falhou na defesa da meta do Chelsea que obrigou o clube inglês a contratar um novo titular para a posição, o senegalês Edouard Mendy (ex-Rennes). Mas não dá para simplesmente deixar no banco um arqueiro que custou 80 milhões de euros (R$ 530 milhões). Para expurgar seus fantasmas e recuperar a confiança, Kepa precisa jogar. Por isso e também por já ter um reserva pronto para quebrar o galho na posição quando necessário (o argentino Willy Caballero), é bem possível que o Chelsea acabe emprestando o espanhol para algum outro clube antes do encerramento da janela.

RESERVA DE LUXO?

Diego Costa - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images) - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images)
Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images)

Assim como Kepa, Diego Costa não é jogador para ficar no banco. No entanto, o centroavante virou reserva do Atlético de Madri depois da chegada de Luis Suárez e não enxerga muitas possibilidades de reverter essa situação na equipe colchonera. Por isso, não será nenhuma surpresa caso o sergipano que se tornou espanhol seja negociado até a próxima segunda-feira. De acordo com o jornal "As", uma das possibilidades para Diego Costa é se juntar ao elenco do PSG, onde poderia brigar por posição com o argentino Mauro Icardi, que ainda não caiu nas graças do técnico Thomas Tuchel. Outro cenário seria acertar com algum time de médio escalão, onde teria a titularidade assegurada.