Topo

Rafael Reis

Por onde andam 7 ex-Palmeiras que estão "escondidos" no exterior?

Atacante colombiano Miguel Borja em ação pelo Palmeiras na Libertadores - Andres Larrovere/AFP
Atacante colombiano Miguel Borja em ação pelo Palmeiras na Libertadores Imagem: Andres Larrovere/AFP

08/09/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que aconteceu com aquele jogador que vestiu a camisa do seu time de coração, talvez até tenha conquistado algum título por lá, aceitou uma proposta para jogar no exterior e simplesmente desapareceu do radar da imprensa brasileira?

É bem provável que ele esteja "escondido" em algum cantinho do mundo que não seja os principais campeonatos nacionais da Europa (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão ou Francês) e nem tenha o prazer de disputar a Liga dos Campeões.

Desde a terça-feira passada e durante 13 semanas, o "Blog do Rafael Reis" está mergulhando na caça desses atletas para apresentar a vocês, leitores, os paradeiros de alguns deles.

Nesse segundo episódio, mostramos hoje o que andam fazendo da vidas sete jogadores que passaram recentemente pelo Palmeiras e hoje estão "perdidos no mundo"... Ou melhor, estavam, já que encontramos todos eles.

MIGUEL BORJA
Atacante
27 anos
Atlético Junior (COL)

Siga o UOL Esporte no

Apesar de ter sido artilheiro do Campeonato Paulista e da Libertadores, em 2018, o centroavante colombiano nunca teve uma relação muito boa com a torcida palmeirense, que reclamava muito do seu comportamento displicente em campo. Por causa disso, Borja foi emprestado no começo do ano para o Atlético Junior, da Colômbia, seu país-natal. Em Barranquilla, o atacante vinha tendo um ótimo desempenho até a paralisação do futebol por causa da pandemia do coronavírus. Nos dez primeiros jogos pelo Junior, Borja fez quatro gols. A não ser que os colombianos comprem os direitos econômicos do jogador, o camisa 9 ainda pode voltar ao Palmeiras em 2021.

NATHAN
Zagueiro
25 anos
Zurique (SUI)

Nathan - Ricardo Nogueira/Folhapress - Ricardo Nogueira/Folhapress
Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Revelado nas categorias de base do Palmeiras, chegou a ser titular do time na reta final de 2014, mas depois perdeu espaço e acabou emprestado a Criciúma e Chapecoense. O zagueiro mudou-se para a Suíça em 2017 e já está em seu terceiro time por lá. Primeiro, foi emprestado ao Servette, da segunda divisão. Depois, estreou na elite pelo Grasshopper, maior campeão nacional. No ano passado, rompeu contrato com o Palmeiras e assinou um contrato mais longo com o Zurique. Na temporada de estreia pelo novo clube, as coisas não andaram tão bem, e o time acabou lutando contra o rebaixamento.

LEANDRO ALMEIDA
Zagueiro
33 anos
Hibernians (MAL)

Leandro Almeida (Palmeiras) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O zagueiro, que se destacou no Atlético-MG e no Coritiba, pouco jogou no Palmeiras e passou a maior parte dos seus quatro anos de contrato emprestado a outras equipes (Internacional, Figueirense, Londrina e Paraná). No primeiro semestre, assinou com o Guarani para a disputa do Campeonato Paulista. Mas, depois do Estadual, acabou dispensado pelo clube. O destino escolhido por Leandro Almeida para dar prosseguimento à sequência da carreira foi para lá de alternativo: o zagueiro mudou-se para a Malta, um arquipélago localizado no Mar Mediterrâneo, ao sul da Itália, e está disputando as fases preliminares da Liga Europa pelo Hibernians.

PABLO MOUCHE
Atacante
32 anos
Colo Colo (CHI)

Mouche - Leandro Martins/Folhapress - Leandro Martins/Folhapress
Imagem: Leandro Martins/Folhapress

O atacante, que acumulava cinco jogos pela seleção argentina quando desembarcou no Palmeiras, virou uma espécie de andarilho da bola desde que deixou o clube alviverde. Nos últimos quatro anos, Mouche defendeu seis clubes de quatro países diferentes: Lanús, Banfield e San Lorenzo (Argentina), Estrela Vermelha (Sérvia), Olimpia (Paraguai) e Colo-Colo (Chile), onde está desde fevereiro de 2019 e conseguiu se firmar. Durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, o atacante chegou a correr risco de ser despejado da casa onde mora, em Santiago, porque o clube que defende parou de pagar o aluguel por conta da crise econômica na qual mergulhou.

LUCAS BARRIOS
Atacante
35 anos
Gimnasia La Plata (ARG)

Lucas Barrios - Robson Ventura/Folhapress - Robson Ventura/Folhapress
Imagem: Robson Ventura/Folhapress

O centroavante que disputou a Copa do Mundo de 2010 pela seleção paraguaia passou dois anos no Palmeiras e fez parte das conquistas da Copa do Brasil (2015) e do Campeonato Brasileiro (2016). Aqui no país, Barrios ainda defendeu o Grêmio. Em 2018, voltou a rodar por outras nações da América do Sul. Defendeu Argentino Juniors, Colo-Colo e Huracán, mas sem se aproximar do brilho dos melhores momentos de sua carreira. Desde o começo do ano, ele é comandado por Diego Maradona no Gimnasia La Plata.

ADRIANO MICHAEL JACKSON
Atacante
32 anos
FC Seoul (CDS)

Adriano (Palmeiras) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Lembrado pela torcida do Palmeiras graças às entrevistas bem-humoradas e à dancinha no estilo Michael Jackson que costumava fazer para comemorar seus gols, Adriano construiu uma carreira bem sólida na Ásia. O brasileiro está desde 2014 por lá, conquistou dois títulos sul-coreanos e foi até artilheiro da versão asiática da Liga dos Campeões, em 2016, durante sua primeira passagem pelo FC Seoul. Neste ano, depois de mais de seis meses desempregado, o atacante retornou ao clube da capital, mas em uma situação bem diferente. Já mais velho, tem sido pouco utilizado pelo técnico e ainda não marcou sequer um golzinho.

RAFAEL MARQUES
Atacante
37 anos
Ventforet Kofu (JAP)

Rafael Marques (Palmeiras) - Marcello Fim/Framephoto/Estadão Conteúdo - Marcello Fim/Framephoto/Estadão Conteúdo
Imagem: Marcello Fim/Framephoto/Estadão Conteúdo

Bastante rodado no cenário nacional, o atacante teve duas passagens pelo Palmeiras. A primeira, em 2004, ainda no começo da carreira, foi pouco relevante. Rafael Marques voltou ao clube em 2015, participou ativamente das conquistas da Copa do Brasil e do Brasileirão e foi embora para o Cruzeiro em 2017, quando já tinha perdido espaço na equipe titular. Em janeiro, já com 36 anos, resolveu buscar uma nova experiência no exterior e se mudou para o Japão. No pequeno Ventforet Kofu, da segunda divisão da J-League, tem se alternado bastante entre o time titular e o banco de reservas.