A estonteante média de público da última rodada do Brasileirão
A última rodada do Campeonato Brasileiro teve média de público europeia, de mais de 35 mil torcedores.
Excluídos os jogos dos times de pouca torcida, Bragantino, Cuiabá e Juventude, a média sobe para dar inveja aos alemães: mais de 47 mil.
A média geral do campeonato ficou em mais de 25.500 pagantes por jogo, o que ainda está longe de ser uma maravilha, mas com a volta de clubes como Santos, Ceará e Sport tende a aumentar no ano que vem, porque os que caíram, exceção feita ao Athletico Paranaense — Cuiabá, Atlético Goianiense e Criciúma —, pouco contribuem no quesito, como o Mirassol pouco contribuirá.
Os números apenas reforçam o óbvio: até mesmo na derradeira rodada, quando há jogos que nem mudam mais nada, os pontos corridos, a luta por melhorar a posição na tábua de classificação, levam o torcedor aos estádios.
É verdade que no caso desta 38ª rodada de 2024, além de dois jogos que abrigavam os possíveis campeões, houve as despedidas de Geromel e Gabriel, com grandes públicos na Arena Grêmio (42.945) e no Maracanã (67.113).
Mas o fato é que a média de público em 2024 é a segunda maior de todos os tempos no futebol brasileiro, perdendo apenas para a do ano passado, pouco mais de 26 mil torcedores.
No ano que vem a média de 2023 deverá ser batida.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.