Juca Kfouri

Juca Kfouri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

A biografia de José Carlos Dias, um brasileiro gigantesco

O advogado José Carlos Dias é daqueles homens que Bertold Brecht definiu como imprescindíveis, porque lutam a vida toda.

E terá sua biografia, "Democracia e liberdade: a trajetória de José Carlos Dias na defesa dos direitos humanos", lançada no próximo dia 12, às 19h, na Pasquale Cantina, na Vila Madalena, em São Paulo, pela editora alameda, escrita pelos jornalistas Ricardo Carvalho e Otávio Dias.

São 239 páginas de história exemplar do criminalista que um dia recusou candidatura, certamente bem-sucedida a deputado federal pelo PCB, por duas razões: a paixão pela advocacia e por, católico praticante que é, não ser comunista.

Braço direito de Dom Paulo Evaristo Arns, outra figura brechtiniana, José Carlos Dias até preso foi na ditadura por defender os que a combatiam.

O livro-reportagem, escrito com maestria, conta como Dias também advogou para Rita Lee e conseguiu sua absolvição, assim como ganhou todas as ações movidas pelo banido do futebol Ricardo Teixeira, então presidente da CBF, contra este jornalista, em parceria com seu sócio Luís Francisco Carvalho Filho.

Membro da Comissão Nacional da Verdade, o são-paulino Dias recebe biografia à sua altura, numa obra "não de autoajuda, mas de alta ajuda", como bem ressalta Ricardo Kotscho: "Leiam este livro para não perdemos a fé no futuro de nosso país, mesmo quando damos murros em ponta de faca", recomenda Kotscho.

E eu assino embaixo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.