Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Quem salvará São Paulo das mãos da dupla Tarcísio e capitão Derrite?

São Paulo se transformou na Chicago dos anos 30, onde tudo se resolve na violência, na força, na ignorância e na bala. O Capitão Derrite não vem resolvendo a violência policial contra o cidadão.

Não importa se é bandido ou não, trabalhador ou não, mulher ou não, criança ou não, ladrão ou não.

Parece que a PM de São Paulo recebeu do Capitão Derrite e do governador Tarcísio o direito de julgar quem é perigoso, quem merece apanhar, quem deve ser jogado da ponte, quem merece levar 11 tiros pelas costas e, principalmente, quem merece viver ou morrer.

Esse parece ter sido o verdadeiro motivo pelo qual o governador Tarcísio de Freitas retirou as câmeras das fardas dos policiais. Assim, eles se sentem seguros para agir com total violência, pois acreditam que ninguém saberá o que acontece.

No entanto, essa atitude parece desprovida de inteligência; o governador esqueceu que todo cidadão tem um celular e que todos filmam o que desejam. Assim, as atrocidades policiais foram parar na internet e, consequentemente, nos jornais da TV Globo/Globo News, Band/Band News, CNN, Record/Record News, Cultura, Gazeta e Rede TV. Canais de diversos países mostraram as horríveis imagens das ações da polícia militar de São Paulo.

Provavelmente, no sofá de sua bela casa, o Capitão Derrite não se importava em ver os seus subordinados atirando para todos os lados, jogando as pessoas da ponte, batendo em idosos e agredindo mulheres. O que aparenta é que ele deu liberdade para isso porque essa é a sua ideologia de segurança, fundamentada na total violência.

Como uma pessoa assim pode ser secretário de segurança da cidade de São Paulo? Como puderam votar em alguém como Tarcísio de Freitas para governar nosso estado?

Temos CACs com arsenal de armas, incluindo granadas, em apartamentos luxuosos, se sentindo no direito de atirar para a rua.

Parabéns ao ex-presidente golpista Jair Bolsonaro por ter instituído a política armamentista com a intenção de montar um exército de "patriotas" para realizar um golpe civil/militar em seu nome. Muitos inocentes caíram nessa história.

Continua após a publicidade

Agora a casa caiu para todos. Mas as sequelas da violência ainda estão presentes, e ainda há políticos com essa mesma mentalidade. O Supremo teve que agir para tentar ajudar em nossa segurança, exigindo que as câmeras nos policiais voltassem a ser usadas.

Quando o desgovernador Tarcísio de Freitas percebeu que sua batata começou a assar, saiu dizendo que se arrependeu e que errou ao retirar as câmeras. Mas ele já havia sido avisado sobre a violência e respondeu: "E daí?"

Agora, pipocou para o Supremo, cumprindo fidelidade a seu mentor Jair Bolsonaro, que é o rei da "pipocada".

Essa turma bolsonarista só fala grosso por redes sociais e com as costas quentes. Mas, quando o bicho pega, eles são os primeiros a chorar, a pedir anistia e, obviamente, a dar aquela pipocada clássica.

Porém, apesar da falta de coragem, as consequências desses indivíduos são pesadíssimas para a sociedade.

Capitão Derrite como secretário de Segurança de São Paulo é o mesmo que colocar uma raposa para cuidar do galinheiro; parece-me que ele é o primeiro a incentivar a violência. Se o desgovernador Tarcísio de Freitas quer começar a se redimir, sua primeira atitude deveria ser demitir o Capitão Derrite.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.