Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

São Paulo e Botafogo jogarão a vida como se não houvesse o amanhã

Nesta quarta-feira (25), teremos um espetáculo de primeiro mundo no Morumbi. São Paulo x Botafogo decidem, pela primeira vez, uma vaga para a semifinal da Libertadores. Depois de um 0 x 0 no Nilton Santos, ficou tudo em aberto e pode acontecer qualquer coisa nessa partida.

O Botafogo tem uma equipe melhor, por ter mais jogadores que podem definir uma partida a qualquer momento pela qualidade técnica individual, como, por exemplo, Luiz Henrique, Savarino, mas principalmente o argentino Thiago Almada, que joga demais. Almada é muito rápido, criativo, finaliza com muita precisão, sem contar que já é campeão do mundo com a seleção argentina na Copa do Mundo no Qatar, em 2022.

O São Paulo terá a força da torcida tricolor, que já faz alguns anos que, na maioria das vezes, lota o Morumbi. Além disso, essa torcida tem forte paixão e grande conexão com a Libertadores. O time de Luis Zubeldía entrou numa oscilação de rendimento e de resultados já faz um tempo. Mas quando se joga a partida do ano, os jogadores entram muito motivados e com a intenção de se entregarem completamente para conquistar uma classificação.

Isso vale para o Botafogo também, que é o líder do Campeonato Brasileiro, oscila menos e também tem um grande treinador. Artur Jorge conseguiu armar um esquema muito consistente, equilibrado, com um jogo bem intenso e agressivo.

Só para recordar uma grande semifinal entre os dois, vou até o Campeonato Brasileiro de 1981. Num Morumbi explodindo e com uma equipe do São Paulo que era a base da seleção brasileira do Telê Santana, junto com Flamengo e Atlético-MG, o Botafogo, treinado por Paulinho de Almeida, fez um primeiro tempo impecável, tanto que fez 2 x 0 em 8 minutos com o ponta Jerson (com J mesmo) aos 10' e o saudoso craque Mendonça aos 18'. Tudo corria para o tricolor ser atropelado, mas Serginho Chulapa diminuiu aos 45' de pênalti e incendiou o Morumbi.

Com a entrada do ótimo jogador Éverton, o tricolor ficou muito mais agressivo, intenso, e empurrou o Botafogo para trás. E o cara da virada e do jogo foi exatamente o Éverton, que o treinador Carlos Alberto Silva colocou no lugar do Heriberto, que também era um ótimo jogador, mas mais meio-campista. Éverton empatou aos 66 minutos com um golaço incrível, pegando um rebote de sem pulo da entrada da área. A bola foi na gaveta do goleiro Paulo Sérgio, que não pôde fazer nada.

O empate ainda classificava o Botafogo, porque, no Maracanã, venceu o tricolor por 1 x 0, gol de um jogador espetacular que hoje é um grande treinador, Marcelo Oliveira. Mas algo ainda iria acontecer para deixar esse jogo para a história. Aos 77', houve uma confusão na área e o Éverton apareceu, deu um bico na bola no meio de um monte de jogadores e fez o gol da classificação do São Paulo, levando o Morumbi à loucura.

Dessa partida de 1981, quatro jogadores foram para a seleção brasileira disputar a Copa da Espanha de 1982, convocados por Telê Santana: Valdir Peres, Oscar (capitão) e Serginho foram titulares, e o atacante Renato Pé Murcho foi reserva.

Tenho certeza que será um jogaço e não tenho dúvidas de que São Paulo e Botafogo irão jogar como se não houvesse amanhã.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

31 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Roberto Hiramatsu

Não acredito que seja jogo aberto,será tenso,catimbado .Acho que primeiro tempo será truncado, ambos com medo de perder, talvez um pouco mais aberto no segundo tempo.Enfim espero que no final o tricolor tenha levado a melhor. Hoje é o jogo do ano pro SP,se perder é tentar vaga direta pra liberta do ano que vem e só.

Denunciar

Maria Angela Cid Romanato

Aff... O frio na barriga já começou.  O Fogão é mais time, mas o SP também tem bons jogadores, mas eles precisam voltar a jogar! Lucas jogou muito pouco na ida assim como Calleri que perdeu um gol que pode fazer muita falta hoje! O Michel entrou muito bem na ida. Espero que o Zuba lembre disso! Abraço! Vou voltar a roer o que sobrou das minhas unhas. 

Denunciar

Marcelo Machado Ene

Casa, acho que o RENATO "PÉ MURCHO" estava nesse jogo e também foi à Copa do Mundo/82. Abraços.

Denunciar