Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A única surpresa no Maracanã foi que o Vélez perdeu de pouco do Flamengo

Pedro, do Flamengo, comemora gol contra o Vélez pela Copa Libertadores - FELIPE DUEST/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Pedro, do Flamengo, comemora gol contra o Vélez pela Copa Libertadores Imagem: FELIPE DUEST/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

08/09/2022 04h00Atualizada em 08/09/2022 10h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Num Maracanã lotado, com a torcida rubro-negra dando espetáculo, a única surpresa, para mim, foi o Vélez ter perdido de pouco.

O trabalho do Dorival Jr é ótimo. Ele chegou num Flamengo jogando mal, com a torcida chiando e todos com uma desconfiança enorme de como seria essa temporada. Pelo futebol apresentado na época do Paulo Sousa, não iria chegar a lugar nenhum.

Dorival colocou tudo em ordem, inclusive o relacionamento interno, deixando os jogadores à vontade. Mas a sua principal decisão foi a de colocar Pedro e Gabriel juntos, como titulares — principalmente o Pedro, que era um absurdo não ser titular do time.

Depois disso, além das vitórias, vieram os ótimos jogos. Hoje em dia, o Flamengo é o time que apresenta o melhor futebol do Brasil. Já está na final da Libertadores e praticamente também da Copa do Brasil. E, se o Palmeiras vacilar e se abater com a eliminação da Libertadores para o Athletico, não duvido mais de uma possível arrancada do Flamengo no Brasileiro.

Flamengo 2 x 1 Vélez, com mais um gol do ótimo centroavante Pedro. Na sexta tem a convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Gana e Tunísia, e será uma grande injustiça se o Pedro não for chamado. Para mim, se tudo der certo, ele deve ser o titular da camisa 9 não só nos amistosos, mas também na Copa do Mundo

Se dentro do campo e do estádio foi tudo maravilhoso, do lado de fora fomos testemunhas do assédio, ao vivo, à repórter da ESPN Jéssica Dias. O assediador — que é casado e estava com um filho menor de idade (17 anos) — foi detido e teve a prisão preventiva decretada. Um comportamento nojento e vergonhoso.

Deixo aqui a minha solidariedade a repórter Jéssica Dias, e vamos torcer para que dias melhores venham em breve.

Segundo dia da Champions com vitórias expressivas

O segundo dia da fase de grupos da Champions League teve jogos impressionantes, com vitórias maciças e muitos gols.

Vou começar com Ajax 4 x 0 Rangers, com um show da equipe de Amsterdã na sua arena completamente lotada e a torcida holandesa dando espetáculo.

Adoro o futebol na Holanda desde a Copa de 74, e admiro muito o trabalho que faz o Ajax e a escola futebolística que é mantida há décadas. Um jogo com muita movimentação, posse de bola e marcação pressão, sufocando o adversário, como fizeram com a equipe escocesa. O Ajax já vencia por 3 a 0 em só 33 minutos, e só não fez mais porque parou de acelerar, sem perder o controle do jogo.

O futebol escocês está muito em baixa nesse início de Champions. Rangers e Celtic juntos tomaram sete gols e não fizeram nenhum. Vão ter que lutar muito para tentar ficar em terceiro nos seus respectivos grupos e conseguir uma vaga para a Liga Europa.

Surpresas foram as derrotas dos alemães Eintracht Frankfurt — por 3 a 0, em casa, para o Sporting de Lisboa — e do Bayer Leverkusen por 1 a 0, lá na Bélgica, contra o Bruges. A decepção maior foi a do time de Frankfurt, porque foi o campeão da Liga Europa e por isso foi um dos cabeças de chave. Mas acabou sendo derrotado na frente de sua torcida, que deu espetáculo na temporada passada, principalmente no Camp Nou, quando invadiu o estádio do Barcelona.

Em Nápoles, no estádio Diego Armando Maradona, o Liverpool foi amassado pelo Napoli por 4 a 1 — ou seja, Maradona 4 x 1 Beatles —, não dando a mínima chance ao time de Jurgen Klopp.

Gostaria de destacar a goleada do Barcelona, e o hat-trick — ou tripletta, como se fala na Itália — do sempre artilheiro Lewandowski. Fico imaginando uma disputa entre Haaland e Lewa pela artilharia da temporada na Europa.

Lewandowski comemora após marcar o segundo gol pelo Barcelona contra o Viktoria Plzer - PAU BARRENA/AFP - PAU BARRENA/AFP
Lewandowski comemora após marcar o segundo gol pelo Barcelona contra o Viktoria Plzer
Imagem: PAU BARRENA/AFP

Foram normais as vitórias do Atlético de Madrid e do Tottenham (com dois gols de Richarlison) em casa, mas o que também chama a atenção é mais uma derrota da Internazionale no seu estádio, o Giuseppe Meazza, para o Bayern por 2 a 0. Digo mais uma derrota porque a Inter nunca ganhou do Bayern em Milão — aliás, perdeu todas até hoje.

Essa primeira rodada mostrou que o Liverpool, por exemplo, já sentirá uma pressão a partir da próxima rodada. Não pela derrota, mas sim pelo modo como foi derrotado: totalmente dominado, e o Napoli ainda perdeu um pênalti.

Mostrou também que Lewandowski, Mbappé e Haaland vão brilhar, fazendo muitos gols, pelo que mostraram nesse início de Champions. Mas acredito mais no norueguês.

Por causa da Copa do Mundo do Qatar, as rodadas da Champions serão seguidas, o que criará um cenário inédito de desgaste físico e mental para todas as equipes. Mas para nós que somos apaixonados por esse torneio, teremos todas as semanas jogos maravilhosos para assistir.