Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flamengo pode ser 1º campeão invicto da Libertadores após Corinthians 2012

Pedro, do Flamengo, comemora gol contra o Vélez pela Copa Libertadores - FELIPE DUEST/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Pedro, do Flamengo, comemora gol contra o Vélez pela Copa Libertadores Imagem: FELIPE DUEST/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Rodolfo Rodrigues

Colunista do UOL

07/09/2022 23h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo venceu o Vélez Sarsfield -ARG por 2 a 1, de virada, nesta quarta (7), no Maracanã, e confirmou sua já esperada classificação para a final da Copa Libertadores de 2022. Após golear o time argentino por 4 a 0 no jogo de ida, em Buenos Aires, o Rubro-Negro voltou a vencer na volta e foi para sua terceira final da competição sul-americana nos últimos quatro anos — foi campeão em 2019 e vice em 2021.

Sem perder nesta atual edição, o Flamengo chega à decisão com 12 jogos de invencibilidade e, caso seja campeão, será o primeiro, depois de dez anos, a vencer a competição de forma invicta — o último foi o Corinthians, de Tite, em 2012.

Na vitória sobre o Vélez, o atacante Pedro voltou a ser o destaque do time ao marcar o primeiro gol e dar o passe para o segundo, feito por Marinho. Autor de três gols contra o Vélez no jogo de ida, Pedro marcou seu 12º gol na edição de 2012, isolando-se ainda mais na artilharia da competição.

Além disso, Pedro tornou-se o terceiro brasileiro com mais gols em uma única edição da Libertadores, ao lado de Célio (12 gols, em 1967, pelo Nacional-URU e Jardel, 12 gols pelo Grêmio, em 1995). Apenas Palhinha (13 gols pelo Cruzeiro, em 1976) e Luizão (15 gols pelo Corinthians, em 2000), fizeram mais gols.

O Flamengo vai em busca do tricampeonato da Libertadores em 29 de outubro, em Guayaquil, e terá pela frente o Athletico Paranaense, repetindo o duelo das quartas de final da Copa do Brasil de 2002, vencida pelo Fla. Na história do duelo rubro-negro, esta será a segunda final entre eles. Em 2013, o Flamengo conquistou a Copa do Brasil em cima do Furacão.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter