Topo

Libertadores - 2022

Fla vence Vélez de novo e tem Athletico-PR pela frente na luta pelo tri

Flamengo e Vélez se enfrentam pelas semifinais da Libertadores; veja fotos

Alexandre Araújo e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

07/09/2022 23h22Atualizada em 08/09/2022 07h00

O Flamengo está na final da Copa Libertadores. O time rubro-negro venceu o Vélez Sarsfield, no Maracanã, por 2 a 1, de virada, e deu mais um passo na luta pelo tri da competição continental. O resultado positivo teve, novamente, brilho do atacante Pedro, que empatou e deu passe para Marinho fazer o segundo — Pratto abriu o placar.

No dia 29 de outubro, a equipe da Gávea vai enfrentar o Athletico-PR — que eliminou o Palmeiras — no Monumental de Barcelona, em Guayaquil, no Equador.

Os comandados do técnico Dorival Júnior entraram em campo em vantagem após a goleada por 4 a 0 no primeiro jogo, na Argentina. Assim, o placar agregado foi de 6 a 1.

Esta será a terceira decisão do Rubro-Negro em quatro anos, a segunda consecutiva — foi campeão em 2019, sobre o River Plate, da Argentina, e ficou com o vice-campeonato no ano passado, contra o Palmeiras. O Fla levantou a taça da Libertadores também em 1981, quando, posteriormente, foi campeão mundial.

Veja a live do Flamengo

Pedro volta ser 'o cara'

A classificação do Flamengo contou ainda com uma marca histórica do atacante Pedro. Ele chegou ao 12º gol e se tornou o maior artilheiro rubro-negro em uma edição da Libertadores. Anteriormente, o recorde era dividido por Zico, em 1981, e Gabigol, em 2021, com 11 gols.

Além disso, Pedro igualou Zico e Bruno Henrique na lista de goleadores do Fla na história do torneio continental. Eles têm 16 e ficam atrás somente de Gabigol, com 27

Não bastasse o "hat trick" no jogo de ida, em Buenos Aires (ARG), o centroavante voltou a ser o pesadelo do Vélez Sarsfield no Maracanã. Com o faro de gol apurado, ele deixou o dele mais uma vez e atormentou a defesa argentina, mostrando mais uma vez suas credenciais ao técnico Tite, que convoca a seleção brasileira na próxima sexta-feira.

Quem foi mal - Pablo vacila

Com David Luiz e Léo Pereira suspensos, quem formou a dupla de zaga do Flamengo nesta noite foram Fabrício Bruno e Pablo. O primeiro fez uma partida segura, já o segundo vacilou no gol do Vélez, ao deixar Lucas Pratto se antecipar e colocar para o fundo da rede. No fim, o jogador balançou a rede, mas o gol foi anulado por impedimento, após sinalização do VAR.

Desempenho do Flamengo

O Flamengo iniciou o jogo numa marcha mais lenta, talvez pela larga vantagem construída em Buenos Aires. Com isso, mesmo com um time limitado, o Vélez aproveitou as brechas para fazer o 1 a 0 e animar sua torcida que compareceu em bom número no Maracanã.

O gol sofrido parece ter dado uma chacoalhada no Rubro-Negro, que acordou para a partida e passou a pressionar, até chegar ao empate ainda no primeiro tempo.

Na etapa final, o time voltou com outra atmosfera. Bem mais pilhado, a equipe foi para cima e envolveu completamente o Vélez Sarsfield, construindo a virada e perdendo várias chances de ampliar o placar.

Desempenho do Vélez

O Vélez foi a campo com um meio de campo mais compacto e em busca de avanços verticais. Foi uma face diferente do jogo de ida, em casa, e mais efetiva. Dentro de algumas limitações, o time visitante achou espaços e abriu o placar, com Pratto, velho conhecido dos brasileiros.

No retorno do intervalo, o Vélez passou a ter um pouco mais de dificuldade com a marcação do Fla. O time tentou explorar os passes mais curtos e inversões para conseguir entrar na defesa adversária, mas sem muito sucesso. No setor defensivo, os comandados de Medina cochilaram e viram o adversário passar a ter presença mais constante próximo à área.

Provocação e esperança

Antes mesmo de a bola rolar, a torcida do Flamengo provocava a torcida do Vélez com gritos de "eliminado", diante da vantagem após a vitória no jogo de ida. No lado argentino, por outro lado, muitos demonstravam otimismo em uma virada.

Bolsonaro no Maracanã

Em meio a um 7 de setembro com tons eleitorais, Jair Bolsonaro fechou o dia no Maracanã. Ao aparecer em uma das tribunas do estádio, alguns rubro-negros fizeram críticas ao presidente, enquanto outros enalteceram.

Placar aberto

Aos 21 minutos, o Vélez abriu o placar e animou a torcida. Janson recebeu na esquerda e cruzou rasteiro para o meio da área, e Pratto surgiu para mandar para a rede.

Avanços, mas com sustos

O Flamengo conseguia ter a bola e até rondou a área do Vélez, mas, ao mesmo tempo, via o adversário conseguir boas tramas, que deixaram a torcida rubro-negra tensa.

Reação com Pedro

Na reta final do primeiro tempo, o time de Dorival Júnior pareceu ter acordado, implementou uma pressão por alguns minutos e chegou ao empate. Após cruzamento pela direita, Pedro se antecipou à zaga e, de cabeça, balançou a rede. Foi o 12º gol dele na Libertadores. Assim, o atacante igualou Zico e Bruno Henrique na artilharia do clube na história da competição.

Novo cenário

Na volta do intervalo, o Flamengo indicou uma ligação maior entre os setores, subiu a marcação e realizou boas infiltrações na defesa adversária. O Vélez, por outro lado, tentou trabalhar a bola com passes mais curtos em busca de espaços.

Virada com golaço

O Flamengo chegou à virada em que Pedro teve, novamente, participação essencial. Após a equipe recuperar a bola no meio, o atacante deu uma caneta e serviu Marinho, que ajeitou e acertou um bonito chute.

Gol anulado

Pablo balançou a rede nos acréscimos, mas o gol foi anulado pelo VAR, que apontou impedimento do zagueiro.

Assédio antes de a bola rolar

Jessica Dias, repórter da ESPN, é assediada nos arredores do Maracanã antes de Flamengo x Vélez - Reprodução Twitter - Reprodução Twitter
Imagem: Reprodução Twitter

Antes do jogo, um torcedor do Flamengo assediou a repórter Jessica Dias, da ESPN, que fazia uma matéria ao vivo nos arredores do Maracanã. Ele passou por um julgamento no Jecrim (Juizado Especial Criminal) do estádio e foi detido. A ESPN e o Rubro-Negro acompanharam o caso. O episódio gerou inúmeras reações negativas nas redes sociais.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 x 1 VÉLEZ SARSFIELD


Competição: Libertadores (semifinal)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia e hora: 7 de setembro de 2022, quarta-feira, às 21h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Auxiliares: Alejandro Molina (CHI) e Claudio Urrutia (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)
Cartões amarelos: Filipe Luis, Vidal (FLA); Garayalde, Seoane, Brizuela (VEL)
Cartões vermelhos: -
Gols: Pratto, do Vélez Sarsfield, aos 21'/1ºT; Pedro, do Flamengo, aos 41'/1ºT; Marinho, do Flamengo, aos 22'/2ºT

FLAMENGO: Santos; Rodinei, Fabrício Bruno, Pablo e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Vidal (Pulgar), João Gomes, Everton Ribeiro (Diego Ribas) e Arrascaeta (Varela); Everton (Marinho) e Pedro. Técnico: Dorival Júnior

VÉLEZ SARSFIELD: Burián; Jara, De los Santos, Brizuela e Ortega; Garayalde, Cáseres (Seoane), Florentín (Julián Fernández), Janson (Santiago Castro)e Orellano (Osorio); Pratto (Walter Bou). Técnico: Alexander Medina