Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Zubeldía, Renato e Vojvoda comandaram a vitória dos tricolores

Meio de semana com quatro tricolores brasileiros entrando em campo pelas Copas Libertadores e Sul-Americana. Essa história colorida começou na terça-feira (23) na Argentina com o Grêmio em La Plata contra o forte Estudiantes.

O Tricolor gaúcho conquistou uma vitória heróica com um jogador a menos, fazendo o gol num contra-ataque com uma jogada de dois garotos que tinham acabado de entrar. Gustavinho usou o contra-ataque pela esquerda, fazendo um passe preciso para Nathan Fernandes marcar o gol da vitória. O treinador Renato Gaúcho teve muito mérito nessa grande vitória, pois foi ousado e, mesmo com 10 jogadores pela expulsão de Villasanti, pensou e realizou a armadilha para vencer a partida.

Nessa quinta-feira (25), entraram em campo os outros três tricolores. O paulista, que teve a estreia do seu novo treinador, o argentino Luís Zubeldía, numa partida muito complicada contra a boa equipe do Barcelona de Guayaquil, lá no Equador. Escalou bem a equipe, que demonstrou uma melhor organização tática e muito mais agressividade. Apesar de ter vencido por 2 x 0, com gols de Calleri e Alisson, não foi uma partida tranquila, muito pelo contrário. Foi uma guerra, principalmente com a pressão do Barcelona no começo do segundo tempo, quando o São Paulo sofreu muito para se segurar pela agressividade do adversário.

Mas mesmo sendo empurrado para trás, Zubeldía deixou a armadilha do contra-ataque prontíssima, e mesmo antes de fazer o segundo, já tinha chegado perto de marcar. Depois que Alisson marcou o segundo gol tricolor, todo o ímpeto dos equatorianos caiu por terra. Tentaram diminuir para voltar ao jogo, mas sem muita convicção, e as jogadas mais perigosas foram ainda do São Paulo. Foi uma vitória maiúscula e também com as mãos do novo treinador Zubeldía, que de cara já deu para perceber algumas mudanças táticas e mentais no tricolor paulista.

Mas foi num Castelão lotado, colorido e festivo que aconteceu o resultado mais marcante da noite. O Fortaleza, dirigido pelo ótimo Juan Pablo Vojvoda, venceu com muita imposição e personalidade o histórico Boca Juniors. Aos 20 minutos do segundo tempo, já estava 4 x 1 para o tricolor cearense, mostrando que, a cada ano que passa, vai criando mais segurança e confiança para enfrentar qualquer equipe de igual para igual. É líder do seu grupo com 9 pontos e com um saldo de nove gols, e tem tudo na mão para ir direto para as oitavas de final. Uma vitória maiúscula com um desempenho incrível, e pouco importa se o Boca estava com a equipe titular ou não, o Fortaleza fez a sua parte muito bem feita.

Já o Tricolor carioca foi até Assunção enfrentar o Cerro Porteño e fizeram uma partida muito fraca, e o 0 x 0 definiu perfeitamente o que as duas equipes fizeram. O Fluminense está longe daquele futebol apresentado na Libertadores de 2023, que o levou ao título inédito.

O resumo do meio de semana dos nossos tricolores foram de três grandes vitórias, sendo duas incríveis fora de casa (Grêmio e São Paulo) e um empate fraco (Fluminense) pela Libertadores. E na Sul-Americana, tivemos uma vitória maiúscula contra um grande (Boca Juniors) com o Fortaleza. Agora, no final de semana, o foco se volta para o Campeonato Brasileiro.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes