Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Napoli goleia o Liverpool em jogo de cinco gols na estreia da Champions

Jogadores do Napoli comemoram gol sobre o Liverpool na Champions - ALBERTO PIZZOLI/AFP
Jogadores do Napoli comemoram gol sobre o Liverpool na Champions Imagem: ALBERTO PIZZOLI/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/09/2022 17h53

O Napoli venceu o Liverpool por 4 a 1, na tarde de hoje (07), em partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O placar foi construído com gols de Zielinski (duas vezes), Anguissa e Simeone para os napolitanos. Luiz Días descontou para os Reds.

Com esse resultado, os comandados de Luciano Spalletti assumem a vice-liderança do Grupo A por conta do saldo de gols. No outro confronto do grupo, o Ajax venceu o Rangers por 4 a 0.

Do outro lado, dos Reds vêm de início complicado na temporada. Até o momento, são apenas três vitórias em jogos oficiais, sendo uma o título da Supercopa da Inglaterra sobre o Manchester City, e as outras duas na Premier League — 9 a 0 sobre o Bournemouth e o 2 a 1 contra o Newcastle, apenas nos acréscimos. Além disso, a equipe de Klopp está na sétima colocação do Inglês e vem somando atuações abaixo da expectativa.

O Liverpool volta a campo para enfrentar o Wolverhampton no sábado (10), às 11h (de Brasília), pelo Campeonato Inglês. Já o Napoli encara o Spezia, também no sábado, às 10h (de Brasília), pelo Italiano.

Blitz napolitana

O jogo começou movimentado com iniciativas da equipe italiana. Jogando em casa, logo no primeiro minuto, Di Lorenzo fez um passe na frente para Osimhen, que deixou Alisson no meio do caminho e finalizou sem ângulo. A bola carimbou a trave e saiu pela esquerda.

Pouco depois, aos 4, em uma outra boa chegada do Napoli, Milner acabou tirando a bola com a mão. O árbitro marcou a penalidade, Zielinski foi para a cobrança, deslonado o goleiro brasileiro para abrir o placar.

Alisson salva!

Antes dos 20 minutos da primeira etapa, mais um pênalti foi marcado para o Napoli. Osimhen avançou em velocidade, mas foi parado por Van Dijk dentro da área. O VAR sugeriu a revisão e foi contatado um pisão do zagueiro do Liverpool. O próprio camisa 9 da equipe italiana foi para a bola, mas Alisson defendeu a penalidade e evitou o segundo gol.

Depois disso, foi a vez do jogador holandês se redimir e salvar o Liverpool. Osimhen levou a melhor numa disputa com Joe Gomez, tocou para Kvaratskhelia de frente para o gol vazio, que finalizou. No entanto, Van Dijk conseguiu evitar o gol quase em cima da linha.

Napoli avassalador

Após uma lambança de Joe Gomez, os italianos conseguiram ampliar sua vantagem. O zagueiro falhou na origem da jogada e perdeu a bola para Kvaratskhelia. Na sequência, Anguissa recebeu de Zielinski e tocou na saída de Alisson para fazer o segundo gol do jogo.

Já no final do primeiro tempo, o Napoli consegue balançar as redes pela terceira vez. Kvaratskhelia fez o drible da vaca em Alexander-Arnold, ganhou de Joe Gomez no corpo a corpo, e tocou para Simeone, livre na pequena área, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol. O argentino se emociona e chora após marcar — esse foi seu primeiro toque na bola no jogo.

Sem deixar o Liverpool voltar para o jogo tentando algo diferente da primeira etapa, o Napoli fez o quarto gol do confronto logo aos dois minutos do segundo tempo. Simeone fez um cruzamento rasteiro para Zielinski, que finalizou de primeira. Alisson fez boa defesa, mas conseguiu segurar, e o polonês completou para as redes no rebote.

Liverpool desconta

Na saída de bola, os Reds resolveram responder o Napoli e diminuir a vantagem da equipe italiana. Luis Díaz encarou a marcação pela esquerda e finalizou colocado da entrada da área. A bola entrou no canto esquerdo de Meret.

A partir daí, a segunda etapa passou a ser mais equilibrada, com o Liverpool mantendo mais a posse de bola e o Napoli apostando no contra-ataque.

FICHA TÉCNICA: NAPOLI 4x1 LIVERPOOL

Motivo: Fase de grupos da Liga dos Campeões
Local: Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles (Itália)
Data e horário: 07 de setembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Gols: Zielinski (5' 1ºT - NAP), Anguissa (30' 1ºT - NAP), Simeone (44' 1ºT - NAP), Zielinski (2' 2ºT - NAP), Luiz Días (3' 2ºT - LIV)
Cartões amarelos: Milner (LIV), Van Dijk (LIV), Rrahmani (NAP)

NAPOLI: Meret; Di Lorenzo, Kim, Rrahmani e Olivera (Mário Rui); Lobotka, Anguissa e Zielinski (Elmas); Politano (Lozano), Kvaratskhelia (Zerbin) e Osimhen (Simeone). Técnico: Luciano Spalletti

LIVERPOOL: Alisson; Alexander-Arnold, Gomez (Matip), Van Dijk e Robertson; Fabinho, Milner (Thiago Alcântara) e Elliott (Arthur); Salah (Diogo Jota), Luis Díaz e Roberto Firmino (Darwin Núñez). Técnico: Jürgen Klopp