Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tite pode cometer o crime de deixar Vini Jr, o melhor do Brasil, no banco

Colunista do UOL

08/11/2022 11h33Atualizada em 08/11/2022 11h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Confirmadas a bizarra, injusta e inexplicável convocação do vovô olímpico Daniel Alves e a ausência de Gabigol (artilheiro de jogos grandes e exímio cobrador de pênaltis), o foco agora é no time titular que lutará pelo hexa no Qatar.

E aí que mora o perigo: não é pequena a chance de Tite cometer o crime de deixar Vinícius Júnior, o melhor jogador brasileiro em atividade, protagonista e autor do título europeu do Real Madrid, no banco já contra a Sérvia, dia 24, na estreia brasileira no Mundial. Ou começar o Mundial com Vini Jr e mudar o time com a aproximação dos mata-matas.

A verdade é que Vini Jr nunca despertou paixões em Tite e a primeira vez que o craque do Real Madrid foi titular ele nem sequer havia sido convocado na lista original e foi chamado após a lesão.

Como Casemiro, Paquetá, Neymar e Raphinha não saem do time, Vini Jr, na prática, disputa posição com o centroavante Richarlison e com o volante Fred. Se sacar Richarlison, Tite abre mão de jogar com um centroavante fixo e avança Neymar como falso 9: não é a hipótese mais provável já que Neymar rende mais como ponta de lança, solto atrás de 9.

No caso de Vini Jr barrar Fred, Paquetá é recuado para a segunda função do meio e o time fica muito mais técnico e ofensivo com Neymar, Raphinha, Vini Jr e Richarlison. Talvez seja a formação preferida da torcida, mas é pouco provável que Tite a use em jogos grandes de mata-mata...

Resumindo, conhecendo Tite, a questão tática deve pesar mais e por mais que o ponta esquerda Vini Jr seja o melhor jogador em atividade do país, ele está atrás de Raphinha na briga e, por isso, é ele que deve sobrar no time.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram