Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Movimento legítimo de jogadores do Corinthians não é segunda Democracia

Embora legítima, a manifestação dos jogadores do Corinthians contra o impeachment do presidente Augusto Melo não pode ser considerada um segundo movimento Democracia Corinthiana, como argumentou o atual mandatário.

Isto fica claro na entrevista do zagueiro Gustavo Henrique, na defesa da manutenção da situação: "Nós apoiamos o nosso presidente, sim, porque hoje ele é o nosso presidente, porque tem mantido os salários em dia, está tudo em dia, e melhorado a nossa estrutura".

Ora, Castor de Andrade também fazia isso no Bangu e não deixava de ser contraventor.

A manifestação dos jogadores por razões particulares destoa completamente do que foi o movimento Democracia Corinthiana, quando havia votações pelas questões importantes e alguns dos atletas, como Sócrates, Casagrande e Wladimir, manifestavam-se sobre questões sociais do país, como a campanha das Diretas Já.

Há, sim, dúvidas sobre as razões para o impedimento de Augusto Melo, enquanto não houver provas contundentes de corrupção, embora existam indícios, como o envolvimento de laranja no contrato de patrocínio da Vai de Bet, no primeiro semestre. O impeachment é um movimento político.

É por isso que haverá a reunião extraordinária do Conselho Deliberativo. Para que os conselhos sejam convidados a entender o problema e votar pelo impedimento, ou não. Evidentemente, haverá comprometimento do planejamento para 2025.

Se há prova de corrupção, tem de cair, independentemente de haver salário em dia e melhora da estrutura.

Isto, sim, é parte do processo democrático.

Se não há prova de corrupção, o impeachment será político e pode atrapalhar 2025.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

13 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Vicente Ferreira Batista

Não entendi seu conceito de democracia!! A torcida não tem direito a voto, e meia dúzia de pessoas que estavam junto com a diretoria anterior é que quer o impeachment!! Os jogadores se manifestaram como foi feito antigamente, e como é uma democracia, não vejo isso em outros clubes!!! Não vi você encabeçar uma pesquisa para saber o que a torcida e jogadores querem!!! 

Denunciar

Ricardo Santa Maria Marins

Os participantes do mundo futebolístico devem REPELIR, REJEITAR, CONDENAR publicamente e PUNIR os seus participantes toda vez que houver ou estiver presente a BRUTALIDADE IDIOTA. Devem DUNUNCIAR às autoridades, sem medo de continuar sendo felizes, que os denunciados sejam PUNIDOS em acordo com a Lei. Nos últimos tempos temos observado o crescimento de agressões e mortes, no ambiente esportivo por motivos fúteis. A IMPRENSA deve ao invés de dar valor a esses comportamentos de maneira rápida, imediatamente, torná-los, o máximo em ridículos e indesejados como ATOS DE PERVERSÃO de atividade tão importante, como o ESPORTE DO FUTEBOL. O BRASIL produz grandes jogadores e jogadoras. E nós, brasileiros/as NÃO MERECEMOS essa CRUELDADE no ESPORTE FUTEBOL a cada jogo que acontece. Esse comportamento IRRACIONAL faz mal aos filhos/as e às famílias. Quando vamos tomar vergonha na CARA? Agressão é sintoma de COVARDIA. OPINIÃO!

Denunciar

Ricardo Santa Maria Marins

A questão Bet’s não está no jogo em si, mas, e principalmente, na construção legal que gerou direta e indiretamente a total ilegalidade e impunibilidade. Extinguir o BET’s será o necessário e reformular a lei em parâmetros de e em controles verdadeiramente LEGAIS e que impossibilitem e possam punir os desvios assim que detectados. Sobre a conduta de todos os participantes no ambiente futebolístico em geral, só poderemos falar em DEMOCRACIA, quando todos conseguirem conversar SEM SE AGREDIR. E a divergência deverá passar primeiro pela TOLERÂNCIA e pelo sincero desejo de PAZ. Do jeito que as agressões se sucedem jogo a jogo, continuaremos sendo vistos e cotados como IMBECÍS idiotizados e fascistas torcedores/as. Isso é um dos fatores que leva ao aumento da constatação do acirramento do RACISMO no FUTEBOL mundo afora. E demonstra completa falta de INTELIGÊNCIA humana e prevalência da BURRÍCE HUMANA. ESQUECERAM O VERDADEIRO ESPÍRITO ESPORTIVO! OP.

Denunciar