Estilo Filipe Luís é desenhado desde jogador e combina com o Flamengo
Filipe Luís participava de um grupo de estudos com jogadores e amigos, muito antes de ingressar no curso da CBF Academy e estudar para ter a licença A, que lhe dará condição de se sentar no banco contra o Corinthians. Do grupo, faziam parte ex-colegas em outros clubes, como o volante Tiago, com quem jogou no Atlético de Madrid.
Em 2019, logo depois de Brasil 0 x 0 Venezuela, pela Copa América, na zona de entrevistas da Fonte Nova, apresentei uma foto do 5-4-1 usado pelo venezuelano Rafael Dudamel. A pergunta era: "No Atlético de Madrid, vocês usam esse sistema e os adversários têm dificuldade para sair da marcação. Qual é o antídoto que mais os atrapalha no Atleti?".
Filipe Luís olhou, observou, mediu espaços difíceis de se medir numa fotografia apresentada no celular e disse: "Vou colocar no nosso grupo de estudos".
Filipe Luís anotou todos os treinos dos quais participou com Jorge Jesus. É sua grande referência, embora tenha trabalhado com outros métodos e de grandes treinadores, como Diego Simeone, José Mourinho e o próprio Tite. Em dezembro, o repórter Igor Siqueira, do UOL, perguntou qual era seu estilo. Ele respondeu: "É o estilo Flamengo!".
Só é preciso ter o cuidado de não queimar um treinador extremamente promissor. Filipe Luís chega para tentar ser campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Não é culpado de erros passados, sejam de Tite ou da diretoria. Se não funcionar neste final de ano, que volte ao sub-20. Sua carreira tem tudo para ser um sucesso.
Deixe seu comentário