Estilo Filipe Luís é desenhado desde jogador e combina com o Flamengo
Filipe Luís participava de um grupo de estudos com jogadores e amigos, muito antes de ingressar no curso da CBF Academy e estudar para ter a licença A, que lhe dará condição de se sentar no banco contra o Corinthians. Do grupo, faziam parte ex-colegas em outros clubes, como o volante Tiago, com quem jogou no Atlético de Madrid.
Em 2019, logo depois de Brasil 0 x 0 Venezuela, pela Copa América, na zona de entrevistas da Fonte Nova, apresentei uma foto do 5-4-1 usado pelo venezuelano Rafael Dudamel. A pergunta era: "No Atlético de Madrid, vocês usam esse sistema e os adversários têm dificuldade para sair da marcação. Qual é o antídoto que mais os atrapalha no Atleti?".
Filipe Luís olhou, observou, mediu espaços difíceis de se medir numa fotografia apresentada no celular e disse: "Vou colocar no nosso grupo de estudos".
Filipe Luís anotou todos os treinos dos quais participou com Jorge Jesus. É sua grande referência, embora tenha trabalhado com outros métodos e de grandes treinadores, como Diego Simeone, José Mourinho e o próprio Tite. Em dezembro, o repórter Igor Siqueira, do UOL, perguntou qual era seu estilo. Ele respondeu: "É o estilo Flamengo!".
Só é preciso ter o cuidado de não queimar um treinador extremamente promissor. Filipe Luís chega para tentar ser campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Não é culpado de erros passados, sejam de Tite ou da diretoria. Se não funcionar neste final de ano, que volte ao sub-20. Sua carreira tem tudo para ser um sucesso.
27 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Mauricio Tavares
o estilo do flamengo é ser ajudado pela arbitragem
Marcio Andrade de Medeiros
Concordo, pior do que Tite retranqueiro não vai ficar. Melhor perder jogando pra frente do que jogando por uma bola. Se não conseguir engrenar agora, que o preservem, o mantenham no Flamengo pra utilizá-lo mais na frente.
Paulo Takao Yamamura
Vai ser um novo fiasco. Tadin do Landin