Topo

Olhar Olímpico

Aberto como cinema, Pacaembu desativa pista de corrida, piscina e quadras

Concessão do Estádio Pacaembu. Imagens aéreas (drone). Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho - Reprodução
Concessão do Estádio Pacaembu. Imagens aéreas (drone). Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho Imagem: Reprodução

31/07/2020 20h04

O Complexo Esportivo do Pacaembu não é mais um complexo esportivo. A concessionária que assumiu o equipamento na virada do ano anunciou nesta sexta-feira (31) que, "em preparação" para obras futuras, não irá reabrir a pista de caminhada, a piscina olímpica ou as quadras de tênis, todos equipamentos autorizados pela prefeitura de São Paulo para funcionarem nessa fase da pandemia.

"A partir da aprovação dos projetos pelo Conpresp e Condephaat, iniciaremos a fase preparatória para as obras do Novo Pacaembu e, portanto, não reabriremos o complexo. Alguns espaços do nosso Pacaembu serão desativados em função do preparo para início das obras. Na sequência, serão montadas as instalações provisórias de suporte para a modernização, que deve ser iniciada ainda esse ano", explicou a concessionária Allegra Pacaembu.

No Instagram, a empresa detalhou que "alguns espaços do nosso Pacaembu serão desativados em função do preparo para início das obras, incluindo piscina, quadra de tênis, pista de corrida e áreas para tomar sol". A "fase preparatória" para obras futuras, porém, não impede que um cinema drive-in funcione quatro dias por semana no gramado do estádio de futebol. Com o gramado destruído, a Allegra já havia anunciado qu o estádio não receberia partidas até depois da reforma.

Como Complexo Esportivo, o Pacaembu funcionava como um clube municipal, com associados utilizando suas carteirinhas (gratuitas) para entrar na sede e nadar, tomar sol ou caminhar. Pelo contrato de concessão, esse direito continuou assegurado aos sócios, mesmo que por um número restrito de horas por semana. A Allegra se comprometeu, informalmente, em reuniões com frequentadores, a manter um horário amplo de utilização gratuita da piscina.

Como um clube, o Pacaembu já poderia reabrir, pelo que determina a prefeitura de São Paulo. Estão autorizadas a prática de caminhada, os treinos de tênis e a utilização restrita de piscinas, dentro de uma série de regras, que incluem reserva de horário.