Topo

Olhar Olímpico

Pandemia faz COI cancelar edição de 2022 dos Jogos Olímpicos da Juventude

Anéis Olímpicos em Tóquio - Alessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty Images
Anéis Olímpicos em Tóquio Imagem: Alessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty Images

15/07/2020 12h57

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira (15) o cancelamento da edição de 2022 dos Jogos Olímpicos da Juventude, que seria em Dacar, no Senegal. A cidade fica automaticamente escolhida com sede da edição de 2026, adiando em quatro anos a primeira experiência do movimento olímpico no continente africano.

De acordo com o COI, a proposta foi apresentada pelo presidente do Senegal, Macky Sall, e aceita pelo presidente do COI, Thomas Bach, após o que o COI chamou de uma profunda discussão. "Este adiamento atende ao requisito de responsabilidade e à preocupação com a eficiência imposta pelas circunstâncias atuais", explicou o comitê.

"O adiamento de Dakar-2022 permite que o COI, os Comitês Olímpicos Nacionais e as Federações Internacionais planejem melhor suas atividades, que foram fortemente afetadas pelo adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, pelos adiamentos subsequentes de grandes eventos esportivos internacionais e pelas consequências operacionais e financeiras da crise global da saúde", continuou.

A edição de 2022 seria a quarta da versão de verão dos Jogos Olímpicos da Juventude. A competição estreou em 2010, em Cingapura, e passou pela China (2014) e pela Argentina (2018) e agora iria para o Senegal. Voltada a atletas de até 18 anos, o evento ajuda a formar e dá visibilidade a atletas que depois brilham na categoria adulta. Pelo Brasil, são exemplos Thiago Braz, Hugo Calderano, Flávia Saraiva e Felipe Wu, entre outros.

Com o cancelamento da edição de 2022, os jovens atletas que se preparam para chegar aos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, não terão a oportunidade de competir antes nos Jogos da Juventude, prejudicando toda uma geração. Agora é a geração de Los Angeles-2028 que passará por Dakar, em 2026.

A decisão também resolve um problema para o COI, porém. O movimento olímpico tem sido rejeitado por cidades de todo o mundo, a ponto de apenas duas se interessarem pelos Jogos de 2024. Tanto que, em uma decisão inédita, o COI beneficiou as duas, escolhendo Los Angeles para 2028. Agora, os Jogos Olímpicos da Juventude de 2026 estão resolvidos, ficando a próxima edição com sede a ser escolhida somente para 2030. Com isso, o COI ganha tempo para mudar a imagem do evento.