Raphinha: novo porta-voz do Barcelona e com renovação à vista
Dos principais destaques do Barcelona no início da temporada, Raphinha passou também a desempenhar um papel de extrema importância dentro do grupo nos últimos meses. É hoje um grande porta-voz de toda a equipe, tendo dividido, inclusive, o posto de capitão com Ter Stegen e Ronald Araújo - o goleiro alemão e o zagueiro uruguaio. no entanto, estão lesionados neste momento.
A voz ativa do atacante brasileiro começou a ganhar peso ainda na temporada passada, quando o time era dirigido por Xavi. Agora, com a recente mudança no comando técnico, Hans-Dieter Flick percebeu o peso do camisa 11 - sobretudo perante os mais inexperientes - e, por isso, resolveu colocá-lo oficialmente como um dos donos da braçadeira.
O elenco repleto de jovens espanhóis, como Eric García (23), Alex Baldé (20), Pau Cubarsí (17), Gavi (20), Pedri (21) e Lamine Yamal (17), aprecia e respeita muito Raphinha, que, aos 27 anos, cumpre a terceira temporada no Barça, tendo antes passado por Sporting, Rennes e Leeds. Até por isso, o técnico alemão indagou vários atletas antes de "promover" o brasileiro.
A liderança do jogador revelado pelo Avaí não é vista e sentida somente em campo. Fora das quatro linhas, o atacante é tratado como um elo fundamental na aproximação dos jogadores com o ídolo catalão e atual diretor esportivo Deco. Isso porque ambos trabalharam juntos durante muitos anos, numa relação de cliente e empresário.
O grupo do Barça confia plenamente em Raphinha para eventuais discussões com a diretoria e, não menos importante, também conversas táticas e técnicas mais pormenorizadas com Hansi Flick. O brasileiro, por sua vez, gosta da responsabilidade e faz questão de unir o plantel antes e depois dos jogos.
Com tamanha preponderância, o Barcelona já discute nos bastidores a ideia de muito em breve chamar o brasileiro para discutir uma renovação contratual e, consequentemente, um aumento salarial. Com um "detalhe" curioso: a princípio, seria o próprio jogador a negociar os novos termos, visto que atualmente não tem ligação oficial com qualquer agente - está dividindo o assunto com a própria esposa e o sogro.
De volta à seleção brasileira, para os confrontos com Chile e Peru, nos dias 10 e 15 de outubro, respectivamente, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, Raphinha tem vínculo válido com o Barcelona até junho de 2027. Está blindado por uma multa rescisória de 1 bilhão de euros (R$ 6 bilhões).
Deixe seu comentário