Alicia Klein

Alicia Klein

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

O Atlético-MG precisava contratar Cuca?

Enganou-se quem pensou que eu falaria aqui sobre o caso de estupro coletivo de uma criança, do qual Cuca supostamente teria participado nos anos 1980, na Suíça. Escrevi diversas vezes a respeito e acho que minha posição sobre o assunto é bem clara.

Isto posto e assunto não mencionado, mantenho o questionamento. Por que o Galo achou que se tratava da melhor opção no mercado? De novo, não me refiro aqui à contratação de um homem que, até hoje, só conseguiu ler uma carta a respeito de um assunto tão sério quanto o estupro coletivo de uma criança. Não é sobre isso.

É sobre a falta de resultados recentes. É sobre um profissional que neste ano abandonou o projeto do centenário de um clube, que acreditou nele em um dos seus piores momentos. O Athletico terminou rebaixado no Brasileirão de 2024.

Depois de levar o Atlético (sem h) a duas finais importantes, Gabriel Milito se viu demitido. Sim, faltou iniciativa sua nas partidas. Perdeu uma delas mesmo atuando o tempo todo com um a mais, o que traz um peso diferente à derrota. No Brasil, o esperado era que acabasse limado.

Sua substituição por Cuca, porém, não carrega a mesma lógica da demissão. O que justifica Cuca? Esta é uma pergunta que eu faria, se pensasse que os Menin, donos da SAF alvinegra, se importariam em responder.

Claro, além da Libertadores conquistada em 2013, o treinador esteve no comando da equipe que venceu Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro em 2021, ano marcante na história do clube. Ao final daquela temporada, entregou o cargo, com um ano de contrato por cumprir. Voltou sete meses depois, em julho de 2022, apenas para encerrar a terceira passagem já em novembro, em "comum acordo" com a diretoria.

Depois disso, vieram a passagem relâmpago pelo Corinthians — interrompida pela pressão ao redor do caso do estupro coletivo de uma criança — e os três meses no Athletico, time que ele próprio resolveu largar. O retrospecto mais recente de Cuca não tem a ver com o suposto estupro coletivo de uma criança. Muito menos com resultados — o Paranaense de 2024 é seu único título no currículo desde o Brasileirão de 2021. A marca mais forte de sua carreira nas últimas temporadas tem sido o abandono.

Então, eu pergunto: precisava, Galo? Com tudo que vem neste pacote, precisava mesmo?

Siga Alicia Klein no Instagram

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

129 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Celso Lungaretti

Alicia, o respeito à democracia não pode ser limitado apenas aos casos em que a dita cuja vem ao encontro de nossas opiniões e paixões. Ou serve para todas as situações ou para nenhuma. Então, o único crime relativo ao Cuca neste exato instante é a campanha de estigmatização movida contra ele por cidadãos inconformados com o desfecho de um caso ocorrido quando ele tinha 24 anos. Tal caso simplesmente não existe mais, portanto o que resta é uma mobilização  para negar a um sexagenário o direito líquido e certo que ele tem de exercer a própria profissão, Sua condenação  por parte da Justiça suíça deixou de existir à medida que essa mesma Justiça a anulou por ter sido decidida sem que o acusado pudesse exercer o seu direito de defesa. A reabertura do caso é impossível porque a acusação já prescreveu. A suposta vítima já morreu e não há parente disposto(a) a pleitear a reabertura do caso. Então, a lei manda que cessem todas as perseguições a ele    

Denunciar

Frederico Carneiro Garcez Rubinato

“Enganou-se quem pensou que eu falaria aqui sobre o caso de estru… coletivo de uma criança, do qual Cuca supostamente teria participado nos anos 1980, na Suíça…” Mas ela “só” fala disso 4x no texto…

Denunciar

Marcelo Novaes Pereira

Essa tática é velha e não engana mais ninguém! "Não vou falar disso", e blá blá blá... Só falou disso!!!

Denunciar