Brasil mergulhado em fumaça tóxica: por onde a onda de poluição vai passar

Ar seco, fumaça, poluição e dificuldade para respirar vão continuar sendo um problema para boa parte dos brasileiros —e até estrangeiros— nos próximos dias. Embora haja previsão de chuva e queda de temperatura, o clima logo voltará a esquentar.

O que aconteceu

Frente fria vai aliviar calor. A previsão para São Paulo, por exemplo, é que os termômetros marquem máxima de 22ºC no domingo (15). Mas o calor volta a aparecer na metade da próxima semana. A chuva também está prevista para as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Mas a onda branda não será suficiente. O calor e o ar seco contaminado pela fumaça das queimadas vão persistir. De hoje até sexta-feira, o corredor de fumaça vai cobrir o sul do Brasil e parte do Centro-Oeste.

Outros países também sentem efeito. Mapas do MetSul (abaixo) mostram a fumaça atingindo o Uruguai e o norte da Argentina, levada por uma corrente de vento.

11.set.2024 - São Paulo tem a pior qualidade do ar dos últimos 40 anos; na foto, região da Rodovia Castello Branco com acesso às marginais Tietê e Pinheiros
11.set.2024 - São Paulo tem a pior qualidade do ar dos últimos 40 anos; na foto, região da Rodovia Castello Branco com acesso às marginais Tietê e Pinheiros Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Veja por onde a fumaça vai passar nos próximos dias

O Rio Grande do Sul deve ser bastante afetado pela poluição. Até o fim desta semana, uma frente fria vai movimentar a fumaça para Santa Catarina e Paraná.

Previsão para hoje, dia 11 de setembro
Previsão para hoje, dia 11 de setembro Imagem: Reprodução MetSul

Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também vão sentir os impactos das queimadas, principalmente a oeste. Por lá, um corredor de vento passará carregado de fumaça, segundo a MetSul.

Continua após a publicidade
Previsão para quinta, dia 12 de setembro
Previsão para quinta, dia 12 de setembro Imagem: Reprodução MetSul

E embora o cenário melhore no Sudeste, vai piorar no fim de semana.

Previsão para sexta, dia 13 de setembro
Previsão para sexta, dia 13 de setembro Imagem: Reprodução MetSul

Chuva preta

Com a previsão de chuva para os próximos dias, há possibilidade de ela ser preta nas regiões afetadas pelos incêndios, além do Sul e Sudeste do país. O fenômeno ocorre porque a fuligem das queimadas se juntam à precipitação, fazendo com que as partículas escuras de poluição caiam sobre as cidades.

6 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Enilce Pilatti Nicolau

Recorde de queimadas no bioma Pantanal, no bioma Amazônia, no bioma Cerrado, em São Paulo e no Paraná. Recorde de casos de dengue, chikungunya, zica e febre Oropouche, recorde de feminicídios, recorde de mortes de Ianomamis, é,  fizeram o L pra tirar o B e tomaram no C. 

Denunciar

Enilce Pilatti Nicolau

E o OSCAR das maiores queimadas no mês de agosto vai para o PT. Inclusive, o podium é inteiro petista, com o 1⁰, 2⁰ e 3⁰ piores números.  1⁰ - 2010 desgoverno lule 90.444 focos, 2⁰ - 2024 desgoverno lule 68.635 focos, 3⁰ - 2012 desgoverno poste dilma 50.926 focos. Em 2010 no último ano do segundo mandato do desgoverno lule o número de queimadas foi cerca de 30% maior do que registrado agora e os terraplanistas negacionistas lulóides querem imputar a culpa no Bolsonaro e em seus eleitores, em 2012 no desgoverno dilma também houveram muitas queimadas, próximo do que registraram agora e nestas datas ninguém nem havia ouvido falar em Bolsonaro.

Denunciar

Enilce Pilatti Nicolau

Por onde a nuvem de fumaça tóxica vai passar? Pelos nossos pulmões é claro. Fazuellli Lulot4'rios 

Denunciar