Mariana Sgarioni

Mariana Sgarioni

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Sistema de IA mapeia funcionários e pode prever demissões

Como você está se sentindo hoje? Esta é uma das perguntas que você teria que responder se trabalhasse em uma empresa com o sistema Factorial One instalado. Trata-se de uma Inteligência Artificial que mapeia a evolução, sentimentos e desempenho de todos os colaboradores. Com estes dados é possível prever comportamentos, como uma possível demissão ou um burnout, por exemplo.

O sistema foi desenvolvido pela Factorial, startup unicórnio desenvolvedora de softwares para gestão e centralização de processos de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, que atua em 8 países, e tem sede em Barcelona.

O Factorial One centraliza em uma única página todo o histórico do colaborador. Com o apoio da IA, o sistema oferece em segundos uma previsão de comportamentos, identifica probabilidades de promoções ou retenção orçamentária e muito mais. São relatórios, gráficos e análises prontas que ajudam não somente o RH, mas também os gestores nas tomadas de decisões. Tudo de maneira rápida.

"Sem a IA, a tomada de decisão é mais lenta e com este tempo perdido aumenta a chance de perder um talento. A nova geração trabalha por propósito. Se ela não se sentir vista ou ouvida, vai embora. Então é preciso uma ferramenta que dê velocidade ao processo", explica Renan Conde, CEO Brasil da Factorial.

O sistema é capaz de prever tendências e oferecer recomendações práticas, desde redistribuição de tarefas e criação de planos de carreira até o desenvolvimento de políticas de comunicação mais claras. "Essas ações têm um impacto direto no negócio: reduzem custos associados à alta rotatividade, aumentam a produtividade e fortalecem o engajamento das equipes, resultando em melhor desempenho financeiro. Isso ajuda a ter um planejamento orçamentário mais consistente e a ter uma previsibilidade de custo mais clara", diz o executivo.

Porém, ele lembra: "A IA apenas simplifica o processo. Contudo, a decisão final está nas mãos de seres humanos. Não há como desumanizar estes atos".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.