Como GM planeja transformar a central do seu carro em um enorme tablet

Esta é a versão online da newsletter Carros do Futuro enviada hoje (4). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu e-mail? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber newsletters exclusivas toda semana.

****

A picape Chevrolet Silverado será o primeiro carro da marca a ser vendido no Brasil com o Google Built-in. O sistema transforma a central multimídia em um tablet com acesso a diversos aplicativos que funcionam na tela e também no painel.

Durante a apresentação do novo OnStar, sistema de concierge da marca, a Chevrolet mostrou aos jornalistas presentes um painel funcionando com o GPS espelhado no painel, mas não deixou ninguém fotografar ou filmar.

Como funciona?

A vantagem do equipamento é poder usar aplicativos de navegação e música sem depender de um celular, como acontece hoje com os populares Android Auto e Apple Carplay.

Ao invés de depender do celular, o sistema se integra ao aparelho, permitindo o usuário monitore o carro à distância, como já fazem alguns sistemas nativos de cada marca, inclusive a própria Chevrolet com o OnStar.

O sistema do Google também integra a assistente virtual da empresa ao carro, obedecendo a comandos de voz de maneira mais integrada.

Com o carro parado, é possível assistir a vídeos no YouTube e, em breve, ao Amazon Prime Video.

Continua após a publicidade

A Amazon também vai levar a Alexa ao Google Built-in em breve para quem estiver mais acostumado com a assistente virtual.
Além da Silverado, o Google Built-in também estará disponível no Blazer EV e no Equinox EX, dois SUVs elétricos que a marca pretende lançar entre o fim deste ano e o começo de 2024.

Além das marcas do grupo GM, o qual a Chevrolet está inserido, o Google Built-in está disponível em carros da Volvo, Honda e Renault. Em breve estará em modelos da Ford e da Nissan.

Spin com painel digital

No mesmo evento, a Chevrolet revelou que a Spin reestilizada vai receber a nova geração do MyLink, central multimídia já usada nos carros atuais da marca, como Onix e Tracker.

Essa nova versão tem acesso à internet próprio, poderá ser atualizado de forma remota e ainda disponibilizar wifi para os ocupantes. O plano, no entanto, precisa ser contratado pelo dono do carro.

Junto com a nova geração da central multimídia, a reportagem do UOL Carros apurou que a Spin vai ganhar um painel digital. A minivan vai ganhar nova frente e traseira, além de um interior remodelado.

Continua após a publicidade

*********

UOL Carros recomenda

Não é só ar: motoristas de app cobram por água e até rádio ligado do carro. Leia mais

Briga no trânsito: preciso socorrer motociclista que caiu ao chutar carro? Leia mais

Bombou nas redes

Confiança ou comodismo? Nem invasão chinesa faz Toyota mudar Corolla Cross. Leia mais

Continua após a publicidade

Novo i7: testamos o único BMW que você não vai querer dirigir. E isso é bom. Leia mais

Deixe seu comentário

Só para assinantes