Topo

VW e FCA ameaçam deixar Salão e evento pode ser esvaziado

Dona do maior espaço do Salão, VW pode não participar da feira - Divulgação
Dona do maior espaço do Salão, VW pode não participar da feira
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/02/2020 12h43

Resumo da notícia

  • Presidentes de Fiat e VW não garantiram presença na feira
  • Kia Motors é 13ª marca a deixar o evento

O futuro do Salão do Automóvel de São Paulo está em xeque. Além das 13 marcas que desistiram de participar do evento (a última a deixar a mostra foi a Kia), a lista de ausências pode ganhar dois nomes de peso até então confirmados: Volkswagen e FCA.

Na semana passada, o presidente da FCA América Latina, Antonio Filosa, colocou em xeque a participação do grupo que reúne as marcas Fiat, Chrysler, Dodge, Jeep e Ram. O executivo afirmou que a empresa está "analisando" sua participação no evento e disse que o formato da feira precisa ser "revisto".

Já o presidente da Volkswagen, Pablo Di Si, afirmou que "o Salão do Automóvel é importantíssimo para a indústria, mas da forma que está sendo feito hoje não é interessante para a Volkswagen". O argentino afirmou que "assim como a Anfavea, acreditamos que esse evento precisa mudar".

Por enquanto, fontes ouvidas por UOL Carros afirmam que já foi definido que o estande da marca (tradicionalmente o maior do Salão) será menor do que nas edições passadas.

Entre as importadas, a Kia Motors confirmou ontem (18) que não participará da feira. Segundo o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, o Salão "foi o evento automotivo mais importante do ano", mas "a realidade da comercialização de automóveis mudou radicalmente nos últimos anos".

Gandini diz ainda que "os compradores passaram a conhecer os produtos por meio de plataformas digitais. Por isso, precisamos oferecer mais experiências, além de inovações tecnológicas, diante de um dos setores mais competitivos da economia".

Até o momento, apenas três fabricantes estão confirmadas no Salão do Automóvel: Ford, Nissan e Renault. Algumas empresas ainda analisam participação na feira, enquanto outras já desistiram da edição de 2020.

Veja as marcas confirmadas, quais ainda não definiram presença e quais estão fora do Salão:

Marcas confirmadas: Ford, Nissan e Renault

Marcas em análise: Audi, Caoa Chery, FCA (Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e Ram), Honda, Mercedes-Benz, Porsche e Via Italia (Ferrari, Lamborghini, Maserati e Rolls Royce).

Marcas que não participarão: BMW, Chevrolet, Citroën, Hyundai, JAC Motors, Jaguar Land Rover, Kia, Lexus, Mini, Peugeot, Toyota e Volvo.