Topo

AutoData

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Interlagos será apresentado como sede do próximo Salão do Automóvel

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

01/09/2021 18h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Reprodução na íntegra de reportagem do editor da Revista AutoData, Marcos Rozen, publicada nesta quinta-feira no site autodata.com.br

A organizadora do Salão do Automóvel de São Paulo, a RX - nova denominação da Reed Exhibitions -, promoverá nesta quarta-feira, 1º. de setembro, um encontro para tentar convencer montadoras e outras empresas do setor automotivo a transferir a próxima edição do evento para o Autódromo de Interlagos, na Zona Sul da Capital.

A possibilidade da transferência do Salão do Automóvel para Interlagos já havia sido revelada com exclusividade pela Agência AutoData em março. O evento de apresentação desta proposta, agora, confirma a informação.

Apenas representantes das empresas foram convidados para o encontro, que ocorrerá no próprio autódromo. Serão apresentados os planos e os locais dentro do complexo de Interlagos onde ocorreriam atividades e ações diversas, como test-drives on e off-road, estacionamento, áreas para mostras específicas de mobilidade, tecnologia, palestras, carros antigos etc. A imprensa não foi convidada.]

Outra novidade é que a RX pretende transformar o nome Salão do Automóvel em uma espécie de marca. Assim, a ideia dos organizadores é batizar esse possível evento em Interlagos como "São Paulo Motor Experience by Salão do Automóvel", ou algo assemelhado.

Este ocorreria dentro de aproximadamente um ano, por volta de agosto de 2022, quebrando a tradição de realizar o Salão no último trimestre. Isso não seria possível em Interlagos dada a realização do GP Brasil de Fórmula 1, que geralmente é realizado em outubro ou novembro - e todas as instalações são entregues à FIA cerca de um mês antes para os preparativos da prova.

Caso confirmada a transferência para Interlagos o Salão automaticamente sairia do São Paulo Expo, onde foi realizado em 2016 e 2018. A edição 2020 não ocorreu por causa da desistência de diversas montadoras e foi adiado para 2021, quando então foi definitivamente cancelado.

A reportagem da Agência AutoData solicitou à assessoria de imprensa da RX entrevista sobre o evento de apresentação do plano de transferir o Salão para Interlagos, mas não foi atendida.

Em nota a RX afirmou apenas que "tem mantido diálogos com todos os expositores, patrocinadores e participantes das últimas edições do Salão do Automóvel. Em breve, vamos apresentar a todo o mercado, inclusive à imprensa, os detalhes desse novo evento a ser realizado em 2022".