Topo

Conceito da Daihatsu vai dar origem a novo SUV da Toyota no Brasil; conheça

Vitor Matsubara

Do UOL, em Tóquio (Japão)

24/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • SUV tem motor 1.0 de 98 cv e câmbio CVT
  • Revista "Autocar" diz que modelo da Toyota vai se chamar Rise
  • Rocky será lançado no Japão em meados de 2020

Ainda não foi desta vez que a Toyota revelou pelo menos um esboço de seu novo SUV compacto que será vendido no Brasil em 2021. Porém, quem visitar o Salão de Tóquio poderá ter um "tira-gosto" do que está por vir no estande da Daihatsu.

Lá está um simpático utilitário esportivo compacto cujo nome nem foi revelado ainda - embora fontes ligadas à empresa garantam que ele foi exibido aos concessionários com o nome "Rocky". Já a revista "Autocar" afirma que o carro será vendido em outros mercados como Toyota Rise.

Sinal verde

Conversamos com um porta-voz da Daihatsu (marca pertencente ao grupo Toyota) e, além de bastante simpático, ele nos trouxe informações valiosas.

Daihatsu Rocky 4 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Design do novo SUV da Daihatsu foi inspirado no conceito DN Trec, de 2017
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O pequeno SUV será lançado no Japão já em 2020 e tem "muitos elementos" do conceito revelado nesta edição do Salão de Tóquio. A base foi o DN Trec, estudo apresentado na mesma feira dois anos atrás e que ganhou os holofotes no Brasil justamente pela possibilidade de ser o tal SUV anunciado pela Toyota para nosso país.

Perguntado se o Rocky poderia dar origem a um novo modelo da Toyota, o porta-voz da Daihatsu sorriu e desconversou, mas também não descartou a ideia. "Esperamos que sim", disse, aos risos.

Base de Corolla

A base do novo SUV é a plataforma DNGA, uma versão simplificada da base TNGA aplicada em vários modelos da Toyota vendidos no Brasil, como o Prius e os novos RAV4 e Corolla - todos equipados com a tecnologia híbrida, algo que também deve acontecer com o futuro lançamento da empresa.

Daihatsu Rocky 2 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Estilo mais comedido deve ser trocado por linhas inspiradas no RAV4
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O design vai mudar para se adequar à identidade visual da Toyota. E isso é bom, até porque o "suvinho" da Daihatsu tem linhas um pouco genéricas que chegam a lembrar alguns SUVs compactos de outras marcas, como o Hyundai Creta.

O interior tem acabamento de boa qualidade e visual agradável. Há espaço suficiente para quatro passageiros mais bagagem.

Projeto exclusivo para o Brasil

Quando descartou a venda do C-HR no Brasil, a Toyota abriu margem para o lançamento de um SUV feito para nosso país.

E alguns atributos do Rocky realmente precisariam ser modificados para atender as necessidades e exigências do mercado brasileiro. Uma delas é o motor 1.0 turbo de 12 válvulas e três cilindros, que no Japão rende 98 cv e 14,3 kgfm entre 2.400 rpm e 4.000 rpm. Uma unidade mais potente seria bem-vinda em nosso mercado.

Daihatsu Rocky 3 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Cabine tem linhas agradáveis e bom acabamento
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Outro ponto que pode mudar é o tamanho do SUV. São 3,99 metros de comprimento, 1,69 metro de altura, 1,62 metro de largura e 2,52 metros de distância entre eixos. Se ele está longe de ser grande, pelo menos (bem) leve ele é: o Rocky pesa apenas 980 quilos.