Topo

Nissan exibe SUV conceito 100% elétrico com tração nas quatro rodas

Nissan Ariya Concept - Divulgação
Nissan Ariya Concept Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/10/2019 16h54

A Nissan revelou hoje seu mais novo carro-conceito no Salão de Tóquio. Chamado de Ariya Concept, ele é um SUV elétrico composto de dois motores - tecnologia que permite ao veículo entregar potência de maneira instantânea às quatro rodas "melhor que carros esportivos premium", segundo a Nissan.

Há mais facilidades do lado técnico, como o sistema de distribuição do torque ATTESA E-TS do Nissan GR-T e o sistema 4x4 inteligente do Nissan Patrol. Estes sistemas gerenciam automaticamente freios e potência, garantindo deslizamento mínimo dos pneus e conforto para o motorista e os ocupantes do carro.

Segundo a Nissan, o conceito representa "uma direção totalmente nova para o design" da montadora. Isso se reflete nos amplos para-lamas dianteiros, faróis superfinos de LED e seu escudo frontal, que substitui a grade presente nos carros com motor a combustão tradicional. Este escudo incorpora um padrão geométrico sutil, que se revela quando o emblema da Nissan se ilumina.

As rodas de alumínio de 21 polegadas com cinco raios possuem pneus customizados. O desenho da traseira do conceito difere dos SUVs tradicionais, com um declive mais acentuado. As lanternas em forma de lâmina com lentes escurecidas percorrem toda a largura da carroceria. Os alargadores dos para-lamas traseiros e o spoiler montado na parte superior da traseira sugerem esportividade.

Representante executivo da Nissan, Yasuhiro Yamauchi resumiu a ideia por trás do conceito. "O Ariya Concept representa uma forte colaboração entre o design e a engenharia", disse.

"Esta é a próxima etapa da futura linguagem de design da Nissan, em que iniciamos uma nova era para a empresa, a próxima etapa em nossa evolução".

Por dentro, o carro é minimalista. Ele possui painel com poucos botões e comandos. Quando o Ariya Concept é energizado, os controles táteis integrados de forma contínua no painel são iluminados e ganham vida. Quando o carro não está sendo utilizado, eles desaparecem. Os únicos controles físicos são o botão start, o botão de controle da tela de 12,3 polegadas e os controles de temperatura.

O carro ainda possui o sistema de assistência à condução ProPILOT 2.0. Com tecnologia de navegação, ele ajuda a dirigir o carro em uma rota pré-definida nas faixas de rodagem permitidas. O sistema ainda pode proporcionar assistência ao motorista para ultrapassar, desviar e sair da faixa de rodagem em uma via expressa de várias pistas por meio de sinais e alarmes no painel. Ele ainda permite condução sem as mãos por uma mesma faixa de rodagem.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.