PUBLICIDADE
Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Não é só Pulse do BBB 22: próximo SUV da Fiat também terá versão esportiva

Protótipo do Fiat Fastback - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Protótipo do Fiat Fastback Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal é repórter, fotógrafo, editor e criador do site Autos Segredos. Formando em jornalismo pela PUC Minas, atuou na redação do jornal Estado de Minas por 24 anos, além de ter colaborado com Quatro Rodas, Auto Esporte e Carro Etc., do jornal O Globo.

Colunista do Uol

17/03/2022 11h38

O Pulse Abarth revelado no 'BBB 22' (TV Globo), que o vencedor do programa irá ganhar, será o responsável pela reestreia da divisão esportiva no Brasil.

Nessa volta, a grife da Fiat terá tratamento diferenciado e ganhará status de marca. A Fiat investirá em pontos exclusivos com atendimento personalizado para passar a melhor experiência para o comprador. Para dar robustez à ofensiva, o diretor de Brand Fiat, Herlander Zola, confirmou mais dois modelos com a roupagem Abarth.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A volta da divisão de alto desempenho será em etapas: com o Pulse Abarth revelado, a marca terá ações online e presencial para divulgação e relacionamento com clientes interessados. Oficialmente, a Fiat diz que a estreia do modelo será no último quadrimestre, mas apurei que o lançamento deverá ocorrer em outubro.

No entanto, já flagrei o segundo modelo da linhagem Abarth no Brasil. Trata-se do futuro SUV cupê da Fiat, irmão de plataforma do Pulse, - por enquanto chamado de Projeto 376 e que poderá receber o nome Fastback .

Fiat Fastback Abarth - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Flagra Fiat Fastback Abarth
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Assim como o Pulse, o protótipo do Fastback Abarth ostentava grade em formato de colmeia, rodas de 17 polegadas com pneus de medidas 215/50 R17. A camuflagem tentava esconder ao máximo seus detalhes, mas na traseira, o para-choque com extrator ficava em evidência.

Fiat Pulse Abarth - Fiat/Divulgação - Fiat/Divulgação
Fiat Pulse Abarth
Imagem: Fiat/Divulgação

A Fiat não confirmou detalhes do Pulse Abarth, mas o SUV esportivo terá mudanças mecânicas, de suspensão, freios e até o escapamento terá atenção especial para ser um legítimo Abarth.

Em comum com o Fiat SUV Cupê, ambos serão equipados com o motor 1.3 Turbo Flex T270. O motor tem potência de 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol, já o torque é de 27,5 kgfm. O propulsor será ligado somente ao câmbio automático de seis velocidades.

Pulse Abarth - Fiat/Divulgação - Fiat/Divulgação
Fiat Pulse Abarth
Imagem: Fiat/Divulgação

A estreia do Fiat Fastback Abarth será em 2023 - antes ainda, já em 2022, a marca fará o lançamento das versões normais do SUV, que pode ocorrer ainda no primeiro semestre.

O Fiat Fastback é construído a partir da mesma plataforma MLA que deu origem ao SUV Pulse. A coluna mostrou recentemente flagra do SUV Coupé que chegará ao mercado somente com motores turbo. Em versões de acesso, ele será equipado com o motor 1.0 Turbo Flex T200 ligado ao câmbio CVT que simula sete marchas virtuais e em opções mais caras, o motor será o 1.3. Turbo Flex T270 ligado ao câmbio automático de seis marchas.

Terceiro modelo

Fiat SUV Cupê Abarth - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Fiat Fastback Abarth
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Zola antecipou ainda que a Fiat terá um terceiro Abarth no mercado brasileiro, mas não deu pistas de qual modelo será agraciado com a versão esportiva.

A picape Toro seria uma boa candidata.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no