Topo

BBB 22: vencedor do programa ganhará Fiat Pulse com motor de Jeep Compass

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

14/03/2022 00h00Atualizada em 14/03/2022 09h47

A Fiat aproveitou mais uma vez o BBB para fazer a ativação de um novo modelo da sua gama. Se em 2021 o Pulse fez sua primeira aparição durante o Big Brother Brasil e foi o prêmio da campeã Juliette, neste ano a sua inédita variante esportiva é que fez a estreia durante o programa.

O modelo que "perde" o nome Fiat e passa a atender pelo nome da divisão esportiva da Fiat, a Abarth, será lançado oficialmente no último trimestre de 2022, mas, entre sua revelação no BBB 22 e o lançamento, a marca vai utilizar todo o ano de 2022 para reviver a Abarth no Brasil.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Além de ser o primeiro SUV esportivo criado pela divisão Abarth, a Stellantis vai aproveitar o momento para começar a desenvolver a rede de concessionários que irá vender os modelos esportivos.

O Pulse é o primeiro, mas a Fiat promete pelo menos mais dois modelos aqui no Brasil com a chancela da divisão esportiva, cujo nome vem do sobrenome de Carlo Abarth, que começou a preparar carros da Fiat para correr na Itália e depois batizou o braço esportivo e de competições da marca italiana.

De acordo com Herlander Zola, Head da marca Fiat, a expectativa é ter entre 25 a 50 lojas chanceladas para vender os produtos da Abarth no Brasil.

Isso significa uma área dedicada dentro das concessionárias Fiat para os modelos esportivos, com consultor especializado para atendimento dos interessados.

Até o lançamento oficial dos carros, a Abarth vai retomar o relacionamento com os atuais proprietários e fãs da marca que já tiveram o Stilo Abarth e o 500 Abarth, únicos modelos vendidos por aqui com o logo do escorpião no lugar do símbolo da Fiat.

Isso será feito com o lançamento de um site especial para os produtos da Abarth, a criação de uma plataforma de contato e para o lançamento dos futuros modelos, além do anúncio da rede especializada.

Pulse Abarth chega no fim de 2022 - Divulgação - Divulgação
Pulse Abarth chega no fim de 2022
Imagem: Divulgação

Pulse Abarth: como deve ser

O SUV com pegada esportiva será o primeiro da Abarth, não só no Brasil, mas no mundo. Para justificar a pegada esportiva, o Pulse Abarth deve adotar o mesmo motor 1.3 turboflex que já equipa Jeep Compass, Renegade e Commander, bem como Fiat Toro.

Na calibração normal, o propulsor rende até 185 cv e 27,5 mkgf, mas pode ser que a Fiat esteja preparando uma versão ainda mais apimentada desse motor, na casa dos 200 cv, para entregar ainda mais esportividade.

Vale salientar que, no Pulse, o motor 1.3 de 185 cv já faria dele um belo SUV esportivo com a sua relação peso potência na casa dos 6,7 kg/cv considerando os 1.237 kg da versão de topo Impulse. Com o motor 1.0 turbo de até 130 cv ele tem relação de 9,51 kg/cv.

Como na maioria dos esportivos hoje em dia, ele deve ser automático, com a transmissão de seis velocidades que a marca já tem à disposição do motor 1.3, mas com uma nova calibragem.

Quem também vai passar pelas mãos da engenharia é o sistema de direção e suspensão, que devem ficar mais duros, precisos e firmes para atender a pegada Abarth no Pulse. A suspensão deve ainda perder alguns centímetros.

Em termos de visual, o Pulse Abarth troca o símbolo da Fiat pelo escorpião símbolo da Abarth a grade frontal e na tampa do porta-malas. Além disso, o carro ganha novos para-choques, saída dupla de escape entradas de ar no aro das caixas de roda frontais e novas rodas com capa central que simula parafuso único.

Completa o pacote estético a pintura tradicional da Abarth como uma das opções que estarão disponíveis: carro na cor branca, com as faixas vermelhas na parte debaixo das portas com o escrito "Abarth" e detalhes vermelhos espalhados por fora e por dentro, como a capa dos espelhos e a costura dos bancos.

Pulse Abarth - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros