PUBLICIDADE
Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Herdeiro da Kombi? Fiat Scudo já roda em testes para estrear no 2º semestre

Fiat Scudo será lançado no Brasil com o mesmo motor 1.5 turbodiesel de Peugeot Expert e Citroën Jumpy - Fiat/Divulgação
Fiat Scudo será lançado no Brasil com o mesmo motor 1.5 turbodiesel de Peugeot Expert e Citroën Jumpy Imagem: Fiat/Divulgação
Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal é repórter, fotógrafo, editor e criador do site Autos Segredos. Formando em jornalismo pela PUC Minas, atuou na redação do jornal Estado de Minas por 24 anos, além de ter colaborado com Quatro Rodas, Auto Esporte e Carro Etc., do jornal O Globo.

Colunista do Uol

14/03/2022 04h00

A Fiat já testa no Brasil seu novo veículo utilitário, que se juntará ao Fiorino e ao Ducato. Estou falando do utilitário leve Scudo.

O comercial é irmão dos Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Ele também será produzido no Uruguai e suas vendas devem começar no segundo semestre. A engenharia da Stellantis usa protótipos franceses para os testes de rodagem do modelo italiano.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Citroën Jumpy - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Citroën Jumpy é mula de testes do novo Fiat Scudo
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O Scudo chegará ao mercado com o novo motor 1.5 Turbo diesel já presente nos modelos franceses. O propulsor rende 120 cv de potência a 3.500 rpm, com torque de 30,6 kgfm a 1.750 rpm.

Assim como nos Expert e Jumpy, o VUL Fiat terá um câmbio manual de seis marchas. Para atender as novas normas de emissões de poluentes, o motor tem de tanque Arla, com capacidade de 18,7 litros. O sistema é chamado de AdBlue.

Flagra Fiat Scudo que é testado usando um Peugeot Expert - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Flagra Peugeot Expert que serve de mula de testes para o novo Fiat Scudo
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Visualmente, o Fiat Scudo não terá nenhuma alteração na carroceria em relação aos irmãos. Traseira e laterais são idênticos, assim como o capô e os para-lamas.

O que muda são os faróis, grade e para-choque exclusivos para cada modelo. No Scudo, a grade terá formato em colmeia com a logo do fabricante em destaque.

Por enquanto, o Fiat Scudo é testado somente na versão furgão, mas, assim como os franceses, terá as versões Vitré e de passageiros.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.